TRANSCENDÊNCIA.

Minha foto
Meu nome completo é Ivone Henriques Sato, sou casada e feliz por ter encontrado o amor em minha Vida com "V" MAIÚSCULO,como costumo dizer e escrever, aqui deixo meus pareceres sobre a Vida, minha linda e amada Vida que ganhei de presente. Sim, de presente, viver é mesmo um lindo presente, portanto agradeço imensamente, principalmente aos meus familiares queridos, meu casal de filhos, casados, felizes, meus netos amados, dois lindos casais, hoje estão ficando adolescentes, eu, ah, sou uma sexagenária feliz da vida!!!

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Meu cérebro ainda não perdeu o hábito de pensar!

"A leitura após certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo o homem que lê demais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar." Albert Einstein
Sempre me vi diante de livros, desde menina, mas sempre lia com calma, refletindo e quando não entendia alguma palavra, recorria ao que muitos diziam do velho "Aurélio", "o pai dos burros", pois pensava muito bem no que eu lia, em questões de estudos, eu amava Mitologia, todas, mas a que me prendia era a Mitologia Grega.
As simbologias, mitos, tudo isso me fascinam, ainda amo ler, agora então, que não preciso muito de usar criatividade, já criei tudo o que precisei, fiz minha vida ficar interessante, não sou nada modesta, aquela coisa de dizer, (modéstia à parte é clichê) e posso dizer que, aprendi a pensar por ter lido muito, lia de tudo, livros, revistas e antigamente se assinava jornais e eu sempre fui assinante, estava sempre bem informada, hoje em dia, não se sabe mais se ler jornais, informa ou desinforma?!
Nunca me dei por literata ou sábia, mas é preciso que tenhamos nossos valores reconhecidos, não pelo mundo, mas  autovalorização é importante!
Sinto a alegria de estar fazendo de tudo para que minha vida seja sempre facilitada pela forma de pensar e resolver problemas.
Viver é um lindo dom, a frase de Einsten pode ser mesmo apropriada para o passar do tempo, leio ainda, mas não tanto, mas cá para nós, estou relendo um livro de Jorge Amado, Seara Vermelha, escrito em 1946, por incrível que pareça, as únicas diferenças são a ortografia da época e o cenário modificado,pois ainda vemos muitos brasileiros vivendo as mesmas misérias daquele tempo!
Meu cérebro ainda não perdeu o hábito de pensar!

Ivone

20 comentários:

  1. Amada amiga Ivone,
    Mais um texto muito bom da minha mãe Reia (em grego: Ῥέα).
    Ao observar o governo de Rondônia, por exemplo, ordenando recolher livros de: “Jorge Amado”, “Machado de Assis”, “Nelson Rodrigues” e “Rubem Fonseca”, alegando conteúdo impróprio para leitura... Uma proibição totalmente absurda, que traz em seu teor, somente censura banal e desrespeitosa ao cidadão (que deve ter o direito de escolher aquilo que quer ler), só o quê se conseguiu com tal atitude, foi provocar este “patrulhamento de conteúdo educacional”, nada mais.
    No final das contas, nós só podemos lamentar, principalmente eu, que sou um educador e jornalista.
    Sobre a questão que a amiga colocou: “... não se sabe mais se ler jornais, informa ou desinforma?!” Eu afirmo, que mesmo que existam órgãos de imprensa que pratiquem o sensacionalismo, os jornais escritos, via Web, na TV ou até mesmo os de radiodifusão, ainda são fontes precisas de informação. Mas, se sofremos “patrulhamento” até em nossos comentários dos blogs, onde certas pessoas estão mais interessadas na amizade alheia, do que no texto lido... Eu me valho do mesmo que a amiga disse, no poder de saber raciocinar por si mesma... “Meu cérebro ainda não perdeu o hábito de pensar!”... Nem o meu! Por isso, sei bem o “caminho das pedras”
    Um carinhoso beijo! Abraços sempre apertados e bom final de semana para ti!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido e amado amigo, boa noite de sábado!
      Que alegria ler aqui seu comentário, tenho respeito enorme pelos professores, tive muitos bons e por sorte, meus filhos também!
      Meus filhos começaram estudando em colégio de padre, pois na época eu achava que o ensino era bem mais reforçado, valeu até certo ponto, depois eles mesmos quiseram sair e custei a conseguir vaga em boa escola pública, mas como minha mente tem força positiva, encontrei uma ótima, foi o que valeu!
      Nem sei o que dizer sobre essa atitude do governo de Rondônia, mas parece que ele voltou atrás, ainda bem que muitos estão atentos aos atos dos governantes!
      Foi por isso mesmo que resolvi reler meus livros antigos,pois ainda há essa história de perseguir um bom ensino, a velha mania de podar o saber!
      Imagino como é se sentir como você que é educador e jornalista!
      Como dizes, ainda leio muito e concordo com você, ainda bem que há fontes precisas de informação, sempre observo se é mesmo verdadeiro.
      Enfim, meu amigo, ainda bem que temos a capacidade de pensar, embora nem sempre podemos expressar, mas podemos pensar!
      Abraços bem apertados com votos de bom final de semana e obrigada sempre pelo carinho!

      Excluir
    2. Amada amiga Ivone,
      Eu estudei (na minha infância), no ensino público e em colégio de freiras, pude ter os dois tipos de experiências em matéria de ensino. Mas, a educação pública primária de outrora, era de boa qualidade, a de hoje, infelizmente deixa a desejar.
      Universidades Federais ainda se salvam, já algumas Estaduais, estão praticamente falidas.
      Mas, como bem disse Aristóteles:

      “A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces!”

      Mais abraços sempre apertados!!!

      Excluir
    3. Bom dia caro amigo Douglas, olha só, eu também estudei em colégio de freiras e por isso achei que meus filhos teriam melhor educacao em colégios de freiras ou de padres!
      Mas também estudei em escola pública muito boa, meus filhos seguiram também assim.
      Nossa, estou acreditando que piscianos são mesmo os sortudos da vida,😂, meu filho é pisciano como nós e não nega os beneficios desse signo!
      Enfim...Divagando, mas acredito em sorte, acho que o pensamento forte atrai tudo o que se pensa com força total!
      Tenho um neto que entrou na Faculdade pública e está indo muito bem, é Federal, mas tenho uma neta que estuda em uma Estadual e está indo muito bem também, aqui em São Paulo há muitas escolas e faculdades públicas muito boas!
      Gostei da frase, os frutos da boa educação são mesmo doces!
      Abraços apertados!


      Excluir
  2. "Nunca me dei por literata ou sábia, mas é preciso que tenhamos nossos valores reconhecidos, não pelo mundo, mas autovalorização é importante!"

    Boa noite de sábado, querida amiga Ivone!
    Muito extrai daqui...
    O parágrafo acima me lê.
    Você é mesmo um ser pensante.
    Gostei muito de ter vindo aqui saborear sua riqueza de pensar.
    Tenha um final de semana abençoado e feliz!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Roselia, que alegria ter você aqui, sempre fico feliz, você é uma querida, sempre!
      Obrigada pelo carinho, tenha também um final de semana abençoado!
      Abraços bem apertados!

      Excluir
  3. Não perdeu e nem perderá pois sempre haverá a semente cultivada com afinco ao loongo de toda a nossa vida.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade meu querido amigo, nós temos boas raizes e usamos muito o nosso cérebro, isso ajuda muito!
      Abraços apertados querido amigo Paulo!

      Excluir
  4. Não perdeu e nem perderá porque a sementinha plantada está sempre a florir e hoje cultiva os dons que ele te deu
    Muito lindo o seu texto Ivone
    Um feliz domingo
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Gracita, obrigada sempre pelo carinho!
      Abraços bem apertados!

      Excluir
  5. Querida Ivone.
    As suas palavras são muito sábias.
    Adoro perder o meu tempo a ler e a reler.
    O que escreve com tanto afinco.
    Será sempre um botão de rosa.
    Que vou sempre esperar que desabroche.
    Em todas as suas postagens.
    Sorrisos de talento.
    Megy Maia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida amiga Megy pelas palavras e que bom que gostas de ler por aqui!
      Abraços apertados!

      Excluir
  6. Também li muito -- de tudo -- e a leitura não me roubou a criatividade ou me diminuiu qualquer outra faculdade mental...
    Pelo contrário, levava-me a pesquisar literatura, geografia, etnologia, religiões...
    Ajudou-me a definir o meu estilo e a saber o que gosto de expor e compor.

    Ao longo da minha vida, sempre que me achava algo deprimida agarrava-me a um livro de Jorge Amado, da fase pós-exílio... O bom humor do escritor baiano fazia-me muito bem...
    Lembro-me de andar aflita à procura da receita de farofa e restantes receitas baianas... srrsssss... Até a filha escrever o livro de receitas baianas, hoje dispensável pela informação da 'internet'.

    Um prazer interagir consigo.
    Excelente semana repleta de alegrias.
    Abraços amigos.
    ~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura sempre ajuda, querida amiga Majo, tenho meus netos que também adoram ler, estão sendo bem encaminhados pela vida!
      Ah, as comidas baianas, toda vez que vou a Bahia aproveito para comer as delícias de lá, tens toda razão, não há fronteiras hoje em dia, tudo vem pela web que é a maravilha ou a perdição, 😂 mas vamos pelo lado bom!
      Abraços bem apertados e obrigada pela visita e comentário amável!

      Excluir
  7. Obrigads!
    Quando voltar, espero que volte, assine pra eu saber seu nome, ok
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Ivone!
    Também estou sempre lendo alguma coisa. Tenho livros espalhados pela casa: na minha salinha de aula, na mesa de cabeceira, na sala de estar e até no banheiro! Adoro ler, e quando fico algum tempo sem nada para ler, começo a reler livros antigos e descubro sempre algo que eu não tinha percebido antes.

    Ainda bem, né?

    ResponderExcluir
  9. Eu costumo dizer que tenho dois grandes vícios: escrever e ler.
    O ler apareceu primeiro, pois logo que aprendi as primeiras letras não mais parei...
    O escrever veio um pouco mais tarde, mas já em adolescente escrevia "coisas" 😊. Agora estou escrevendo o meu terceiro livro, que já vai bem adiantado.

    RE: Fico grata pela presença no aniversário da minha "CASA".

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  10. Vejo sim em você uma pessoa sábia.Gosto de refletir sobre tudo o que você escreve. Um grande abraço Ivone.

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler e visitarei também cada um de vocês em forma de carinho e para manter a amizade que pra mim é fundamental! Abraços apertados!

Ivone H Sato