TRANSCENDÊNCIA.

Minha foto
Meu nome completo é Ivone Henriques Sato, sou casada e feliz por ter encontrado o amor em minha Vida com "V" MAIÚSCULO,como costumo dizer e escrever, aqui deixo meus pareceres sobre a Vida, minha linda e amada Vida que ganhei de presente. Sim, de presente, viver é mesmo um lindo presente, portanto agradeço imensamente, principalmente aos meus familiares queridos, meu casal de filhos, casados, felizes, meus netos amados, dois lindos casais, hoje estão ficando adolescentes, eu, ah, sou uma sexagenária feliz da vida!!!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

"EM NOME DA QUEDA DE TODOS OS MUROS"

Convidado do ciclo Fronteiras do Pensamento, o filósofo franco-búlgaro Tzvetan Todorov diz que a convivência entre culturas não é difícil, porém alerta para o crescimento da xenofobia(reportagem lida no dia 06 de abril de 2012) O Estado de S.Paulo.  
A perigosa separação do mundo por muros invisíveis - aqueles erguidos com tijolos religiosos e sociais -  "A xenofobia substituiu o anticomunismo (na Europa ocidental) e o anti-imperialismo (na Europa oriental)", seu livro Os Inimigos Íntimos da Democracia, que chegará ao Brasil em agosto, pela editora Companhia das Letras. uma política "de esquerda" deve defender ao mesmo tempo a liberdade individual e o bem comum "anti-humanismo".
Xenofobia é o medo, a hostilidade,rejeição ou ódio aos estrangeiros, portanto qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferencia baseada em raça, cor, descendencia ou origem nacional ou étnica que tenha por objetivo ou efeito anular ou restringir reconhecimento, gozo ou exercicio em pé de igualdade, dos direitos humanos e liberdades no campo político, econômico, social, cultural ou qualquer outra fundamental da vida pública.
Rejeitar o que é diferente é nato no ser humano, isso ninguém pode contestar, vai ser assim pra sempre, pois em uma das minhas psicografias, um dos espíritos que não quis assinar por dizer que as ideias são pertencentes ao Todo, disse que assim é e assim será, sempre e sempre!!!
Abaixo vou transcrever um pouco da entrevista do filósofo que virá ao Brasil.
"A escolha humanista é menos sublime, menos heroica, não promete a salvação das nossas almas, nem o estabelecimento do paraíso na Terra, portanto, não convém aos espíritos amantes do absoluto basta lembrar que a cultura é o código comum de um grupo humano. No decorrer do dia, mudamos várias vezes de código cultural em função das pessoas que encontramos. É por isso que cada um de nós é portador de várias culturas, e esta pluralidade não representa nenhum problema sério para nós. Entretanto, os conflitos nacionais adquiriram uma importância maior. a xenofobia substituiu o anticomunismo (na Europa ocidental) e o anti-imperialismo (na Europa oriental). Não ganhamos nada com a mudança; a distinção entre "nós" e "os outros" corresponde a um nível muito elementar da inteligência. O medo está provavelmente relacionado ao fato de que, em sua maior parte, os violentos atos terroristas são indivíduos revoltados a barbárie consiste em negar a humanidade plena dos outros, dos que não se parecem conosco. Observamos suas manifestações em todas as épocas, em todas as partes do globo, portanto é uma possibilidade oferecida à espécie humana. Mas, evidentemente, não é uma necessidade - é inclusive o sentido profundo da palavra "civilização": a capacidade de reconhecer a plena humanidade dos outros. Todo ser humano pode alcançar a civilização."
Essas frases entre aspas copiei da entrevista do filósofo ao Sabático, um caderno do jornal mencionado, eu amo ler debates sobre políticas, pois como todo mundo sabe, a política é a vida de cada um de nós e os filósofos em geral sempre mencionam isso.
Aqui eu exponho um pouco do meu jeito de ser, do que gosto de ler, do que me provoca a reflexão, pois creiam, o mundo vai sim mudar e muito, mas não do jeito que as pessoas estão esperando, isso meus "amigos espirituais"já estão me alertando e há muito tempo, faz cinco anos que recebo essas informações e não posso expô-las, pois há pessoas que o farão pela competencia e pela capacidade e a mim eles dizem que "me intuirão" a ler essas reportagens ou livros, pois é, aqui exponho somente isso.
Sou mesmo uma pessoa feliz por ter esse meu dom, a mim ajuda e muito, aos outros, creio que também, pois a vida tem de ser sempre estudada, sim é isso, estudar sempre para poder entender o meio melhor para se viver bem e em sociedade, se cada um fizer por si vai sim colaborar e muito com o TODO!!!

Ivone H Sato