TRANSCENDÊNCIA.

Minha foto
Meu nome completo é Ivone Henriques Sato, sou casada e feliz por ter encontrado o amor em minha Vida com "V" MAIÚSCULO,como costumo dizer e escrever, aqui deixo meus pareceres sobre a Vida, minha linda e amada Vida que ganhei de presente. Sim, de presente, viver é mesmo um lindo presente, portanto agradeço imensamente, principalmente aos meus familiares queridos, meu casal de filhos, casados, felizes, meus netos amados, dois lindos casais, hoje estão ficando adolescentes, eu, ah, sou uma sexagenária feliz da vida!!!

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Lendo sobre Judá e Tamar cheguei ao contexto principal, a ascendência de Jesus!

Como todos os leitores da bíblia, eu também gosto de ler, não como religiosa, mas como leiga que gosta de refletir sobre tudo.
Tem uma passagem que achei interessante sobre Judá e Tamar!
Não leio de fio a pavio, mas com alguma intuição sempre acho algo bom, que me prende a atenção.
Judá fez o casamento do seu filho (primogênito) com Tamar, pela lei do levirato (primogenitura) o primeiro filho teria de se casar antes dos outros filhos e dar um primogênito varão ao pai.
Tamar, a nora de Judá, por motivos desconhecidos não tivera o filho e o marido morrera, isso fora considerado "castigo de Deus" e pela lei, o segundo filho de Judá foi o sucessor, no caso o cunhado a se casar com a viúva do irmão para tentar ter o filho varão.
Mas esse também morrera, sem dar o filho e de novo um alarde, (castigo?!).
Tamar de novo viúva em situação difícil, pois não poderia se casar com outro, somente com o outro irmão, no caso o caçula.
Precisou se resguardar esperando o filho caçula ir ter com ela, o tempo foi passando e Judá não queria que seu filho caçula tivesse o mesmo fim, foi protelando, não cumprindo a promessa, mas Tamar se impacientou com isso.
O tempo passou e Judá também enviuvou e Tamar tramou uma forma de sair da situação, exigir o seu direito e o jeito que achou foi armar uma cilada para Judá!
Sabendo que ele passaria em determinada hora em um lugar e sendo viúvo ela poderia passar por prostituta, cobrindo o rosto para não ser reconhecida.
Aconteceu como o premeditado, naquele tempo podia mandar o pagamento depois por uma pessoa de confiança, Tamar sabia disso e se preveniu, mesmo sabendo que ele pagaria, pediu como comprovante o cajado e um anel, caso engravidasse teria como provar que o filho era do sogro.
Sem a prova ela não poderia requerer o direito de ser a mãe do filho primogênito.
Engravidou,Judá se enfureceu, quis mandar a nora para a fogueira, pois pensou que ela tinha quebrado o trato, enfim...!
Mas com as provas não teve outra alternativa, aceitou e deu todos os direitos e por ocasião do nascimento foi sabido que eram dois meninos(gêmeos), sendo assim a parteira precisaria saber qual seria o primeiro, um deles colocou o bracinho para fora, foi amarrado uma fitinha vermelha para o identificar, mas ele puxou o bracinho de volta e quando nasceu o primeiro era o que estava sem a fitinha, portanto o que não tinha a fitinha e deram -lhe o nome de Farés, (o primogênito), o que seria o primeiro estava com a fitinha ficou sendo o segundo, deram-lhe o nome de Zara.
A própria mãe disse ao filho sem a fitinha, mas que nasceu primeiro, "fostes esperto"!
 Claro que na linguagem bíblica fica tudo meio difícil de entender, mas como já disseram em frase, que quem lê e não entende o que leu é o mesmo que não ler, aí eu fico refletindo e é por isso que acho que aprendo com isso.
 Em meu modo de entender, as mortes dos maridos não foram castigos de Deus, mas culpas por terem sido obrigados a se casarem sem nem sequer se amarem, o primeiro talvez fosse até homossexual?!
Culpas causam doenças terríveis!
O segundo poderia até ter praticado coito interrompido, pois é, tem disso na vida, ambos poderiam sim ter ficado gravemente doentes por culpas e insatisfações?!
Quem quiser pode até investigar e sei que encontrarão, assim como eu encontrei com minhas intuições o porquê dessa história, pois Jesus é descendente de Farés, pesquisei na própria bíblia na parte dos nomes intermináveis, embora cansativo, mas está lá escrito.
Pensem?A bíblia tem três evangelhos sinópticos, escritos com as mesmas palavras e nas mesmas ordens, por isso eu a leio de forma que lendo um já se lê outros, é como se fosse plágio,pois, eu andei lendo alguns livros e a mim pareceram que as histórias foram escritas todas do mesmo jeito?!
Parece um livro muito longo e de difícil entendimento, mas não, é só ter um pouco de paciência que se lê rapidamente podendo entender bem.
Lendo um livro no contexto se lê todos, nem sei quem complicou tudo?!
Quase toda é escrita sobre a vida de Jesus. Mas é um livro instigante, maravilhoso, nos faz pensar! Lendo sobre Judá e Tamar cheguei ao contexto principal, a ascendência da vida de Jesus!

Ivone

P.S. Não gosto de postagem longas para não cansar meus leitores, mas aqui tentei resumir o máximo, espero que tenham gostado!
Abraços apertados!