TRANSCENDÊNCIA.

Minha foto
Meu nome completo é Ivone Henriques Sato, sou casada e feliz por ter encontrado o amor em minha Vida com "V" MAIÚSCULO,como costumo dizer e escrever, aqui deixo meus pareceres sobre a Vida, minha linda e amada Vida que ganhei de presente. Sim, de presente, viver é mesmo um lindo presente, portanto agradeço imensamente, principalmente aos meus familiares queridos, meu casal de filhos, casados, felizes, meus netos amados, dois lindos casais, hoje estão ficando adolescentes, eu, ah, sou uma sexagenária feliz da vida!!!

terça-feira, 10 de maio de 2016

Prêt-a-porter "moda pronta para vestir", amo moda, fui criada por uma modista, minha mãe!

Prêt-a-porter é a palavra em francês que quer dizer "moda pronta para vestir", é intermediária entre alta costura e costura fast-fashion  (moda rápida), essas são fabricadas para se usar e descartar, pois não são duráveis.
Entendo de moda, pois fui criada por uma modista, minha mãe fazia alta costura, costurava à mão, roupas exclusivas e as pessoas para quem ela costurava eram de classe, hoje se diz média alta, as que pensam que são muito ricas, mas na verdade não, compram e pagam o preço para parecerem que assim são.
Mas o tempo foi passando e com as dificuldades que esse País enfrentou, a moda "alta costura" ficou restrita à poucas pessoas.
Hoje a moda prêt-a-porter é usada e muito pela classe média, quase que de modo geral desde os anos de 1960.
Transformações sociais e políticas tiveram impacto direto na moda, os ditadores de tendências diferem do passado, hoje é o fator preço que manda, quem não seguir essa tendência perde e muito.
Fico imaginando como minha mãe veria isso tudo hoje em dia, ela morreu faz vinte e seis anos, eu me vestia com roupas que ela fazia e ela se vestia com requinte também, não por pertencer a classe rica, mas por viver atendendo essas classe.
Mas viva a moda prêt-a-porter, embora não seja consumida pela maioria das pessoas, pois apesar de não ter o rigor  da alta costura, como peças feitas à mão e outras exigências, ainda possui um padrão de qualidade muito alto, de cortes e tecidos e é nessa área que muitos estilistas lançam as últimas tendências.
Embora estejamos passando por fase de crise, mesmo assim se pode dizer que, a moda nunca será atingida!
Tomara que minha mãe leia isso aqui de "lá" onde ela está, ela era fascinada por moda!

Ivone




.