TRANSCENDÊNCIA.

Minha foto
Meu nome completo é Ivone Henriques Sato, sou casada e feliz por ter encontrado o amor em minha Vida com "V" MAIÚSCULO,como costumo dizer e escrever, aqui deixo meus pareceres sobre a Vida, minha linda e amada Vida que ganhei de presente. Sim, de presente, viver é mesmo um lindo presente, portanto agradeço imensamente, principalmente aos meus familiares queridos, meu casal de filhos, casados, felizes, meus netos amados, dois lindos casais, hoje estão ficando adolescentes, eu, ah, sou uma sexagenária feliz da vida!!!

sábado, 9 de abril de 2016

“Aprendi a não tentar convencer ninguém. O trabalho de convencer é uma falta de respeito, é uma tentativa de colonização do outro.” ― José Saramago

Quando algo é bom pra mim, a primeira vontade é tentar dizer, convencer, seduzir as pessoas que amo a experimentarem também, mas isso é algo que breco logo em mim, não levo em frente, pois sei que cada qual irá seguir e experimentar também por elas mesmas.
O bom de tudo é, esperar que nos peçam opiniões, se querem que damos palpites pedem, isso sim é o certo, levo ao pé da letra essa lição que recebi dos meus pais.
Há quase três anos meu filho chegou em mim e pediu opinião nas mudanças que ele faria na vida dele e da família, ouvi, senti, percebi que, já havia sido tomada a decisão, mas que seria bom que eu desse a minha, que fiz?
Simplesmente eu disse que, tudo o que havia sido decidido já estava praticamente "escrito", decidido e era só fazer acontecer, não importava se sofreríamos no começo dessas mudanças, pois todos sabem que, quando as pessoas decidem viver as vidas delas, serem felizes, nem sempre é de agrado de todos, pois há que se seguir sem estarmos todos juntos, uns por uns lados outros por outros, distâncias e obstáculos.
É assim, não tem como ser diferente, amar é se doar, é deixar ir, é dar liberdade para voar. 
Mesmo que nos pareça de dor, mas não, o ser humano é adaptável, que bom que é assim, hoje vejo que valeu, estão felizes por lá, onde resolveram morar e eu estou aqui feliz por saber que tudo na vida tem de ser para se viver a liberdade e se realizar!
Meu filho, nora e netos estão morando em um lindo lugar, Manaus, natureza pura, longe de São Paulo, longe da poluição e violência, lá é lindo, já fomos lá, meu marido e eu, três vezes, só assim nos convencemos de que estão mesmo muito felizes!
É o que importa, viver e deixar viver, ir e deixar ir, amar e se deixar amar!

Ivone.

24 comentários:

  1. Cada um de nós deve traçar o seu rumo e viver. Aprendi isto e não abro mão por nada.
    "É o que importa, viver e deixar viver, ir e deixar ir, amar e se deixar amar!"

    Que bom q vc tem esta percepção e q todos estão felizes ...

    Bom fim de semana amniga.

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo, a saudade aperta, pois adoramos abraçar apertado os nossos entes queridos,mas pelo Skype deixo o gesto ser visto e assim vamos seguindo, é a vida, não tem jeito, seguir amando muito é o que me dá a leveza de tudo!
      Abraços meu amigo sempre querido!

      Excluir
  2. Ivone é difícil,mas temos que dar essas asas para que nossos filhos voem,mesmo sem nossa ajuda,pois só assim eles sentirão a liberdade,principalmente se for para um começo de vida e um novo trabalho.
    Adorei seu texto.
    Bjs e um ótimo domingo.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Carmem, é mesmo assim, as vantagens para eles foram muitas, as crianças estão adolescendo, acho que foi a melhor época, quando ainda são bem chegados dos pais, vão aonde eles forem e tudo fica bem!
      Abraços linda amiga!

      Excluir
  3. Olá, querida Ivone... até tinha me esquecido de "falar", pois num comentário seu, em um post anterior "Pregui..." em meu blog, tu disse que seu filho morava em Manaus e teve a oportunidade de pegar um bicho-preguiça no colo...pois é, o que importa, é viver e deixar viver, ir e deixar ir, amar e se deixar amar...até podemos dar conselhos,opiniões, sem a intenção de convencer , quando nos solicitados, mas, temos que ter a ciência que pessoas diferentes organizam suas percepções da realidade de um modo diferente, exclusivamente singular e farão sempre o que achar melhor -para eles- e é claro que , conforme o grau de intimidade, o que dissemos podem afetar comportamentos/decisões e escolhas, mas, sabemos que cada um fará sempre o que os deixarão felizes e para nós, só nos resta torcer e orar para que dê tudo certo,porque também queremos o melhor para as pessoas que amamos..e no fim, tudo dará certo e estaremos sorrindo, porque realmente deu tudo certo!
    Obrigado pelo carinho,feliz f.d.s,belos dias,beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo Felisberto, que alegria para mim ler seus comentários por aqui, sinto que estás seguindo sua vida, eu torço para que sejas feliz também.
      A Vida é isso, viver e deixar viver, não tem outro jeito, lutar contra o apego egoísta é o que acho que devemos fazer.
      Menino,nem imaginas, ou melhor, acho que imaginas o quanto se sente a saudade dos que amamos e queremos sempre por perto, mas se estão felizes eu também fico feliz, pois foi para isso que viemos a esse mundo, ser feliz!
      Abraços meu amigo sempre querido!

      Excluir
  4. Isso mesmo! Assino embaixo dessa frase do Saramago!
    Você foi muito sábia...não adianta querer convencer os filhos a seguir os caminhos que nós queremos, eles têm de aprender por si mesmos.
    ótimo final de semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Cristiane, nossos filhos são nossos enquanto pequenos, depois é a vida que se encarrega do resto!
      Amo o amor pelo amor do próprio amor, meus filhos, meus amores e com netos então nossa, tudo "amoras bem maduras e doces",rsrs!
      Abraços linda amiga!

      Excluir
  5. Amar é deixar livre para suas próprias escolhas.
    Assim é a vida e todos seguem seus caminhos, sejam certos ou errados, o que cada um descobrirá com o tempo...

    beijinhos Ivone!

    Bia <º(((<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo linda Bia, seguir cada qual ao que veio, viver é muito bom, saber viver melhor ainda!
      Abraços linda amiga!

      Excluir
  6. Você é muito sensata, Ivone!
    Não podemos obrigar ninguém a ficar onde estamos, cada qual tem que seguir sua estrada.
    Quando aceitamos, tudo flui melhor.
    Excelente domingo, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Maria Teresa, a Vida é assim, nossos filhos amados nos foram confiados por Deus para que déssemos conta do recado de os criar educar, o resto é a Vida seguindo seu fluxo e temos de deixar ir, ainda bem que meu marido e eu temos o amor deles e os amamos mais que tudo também, para nós é tudo, missão cumprida em nossas vidas!
      Abraços linda amiga!

      Excluir
  7. Olá, amiga Ivone.
    Nessa situação de mudança, em que faz parte da procura e construção da própria vida, a gente não tem como não abrir as portas do mundo e abençoar suas escolhas, torcendo para que tudo corra pelo melhor, e, deixando na mesa a certeza de que, se for necessário o retorno, serão bem recebidos e sempre apoiados. Amar é deixar ir, claro que sim.
    Mas, há situações em que, quando um filho está transviado, perdido em seus caminhos, compete a um pai/mãe, aconselhar e, tentar tudo para que se oriente. Às vezes é missão difícil e dolorosa, porque o coração do filho está fechado à palavra, a visão e todos os demais sentidos estão toldados pela estupidez. Aí, a insistência do pai/mãe, movida pelo supremo amor, nada tem de desejo de "colonizar suas vontades", mas de evitar seus desastres. Quantos pais se vêem nesse triste frenesim que é a luta para resgatar seu filho, seu amor do abismo...
    Enfim, há situações e... situações.
    Cada uma pede uma resposta atenta e amorosa.

    deixo-lhe um bjn amg no seu coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Carmem, sensato seu comentário por aqui, sim, sei que há muitos filhos que estão perdidos no caminho e os pais tentam de todo jeito resgatá-los, mas infelizmente muitas tentativas são em vão, que pena que é assim.
      Posso dizer que sou privilegiada com meus filhos, eles sabem bem o que fazem, aí só posso abençoar e deixar ir, mas há mesmo "...situações e...situações..." como dizes e entendo bem!
      Abraços apertados linda amiga!

      Excluir
  8. Pois é, Ivone. Tenho aprendido também, que o Amor Real é desapego. Desapego não é abandono, mas sim , Respeito às escolhas, deixar o outro Livre, e assim não NOS prendemos tb. A Vida é cíclica, tem muitas supresas, o inesperado. Aos poucos vamos enfrentando os obstáculos, e Compreendendo que tudo que vem, no fim das contas é pra Melhor, pra Crescimento de Todos né? Que seu filho seja sempre muito feliz , e admiro você por sua postura sempre de CORAGEM pra enfrentar os desafios diários. Muitos beijos, bom domingo! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Aninha, que bom que também pensas assim, é difícil desapegar, pois a vontade é de abraçar as pessoas que amamos, principalmente filhos,netos,queremos sempre sentir que estão bem.
      A saudade aperta, mas já estou me acostumando com isso, pois como eu disse, o que importa é que estão bem.
      Você sabe que é mais fácil mãe dizer que está tudo bem para nunca preocupar os filhos, mas filhos não são assim, quando algo não está bem desabafam, portanto o que me dá coragem é saber que estão bem mesmo, nem querem pensar em voltar, rsrs, meus netos já estão até bem enturmados, felizes, minha nora é uma companheira maravilhosa, boa mãe, acho que está tudo como tem de ser,sendo assim tenho que ficar feliz.
      Mas que dá saudade, ah, dá sim e muita, principalmente em dias festivos, ainda bem que vieram passar o Natal comigo, isso já deu para matar um pouquinho a saudade, mas parece que o Natal passou já faz um tempão, ai coração,rsrs!
      Abraços linda amiga sempre querida, obrigada pelo carinho por aqui!

      Excluir
  9. Sim, sim, Compreendo bem. Desapego não é trabalho fácil! rsrs, mas também.. acho que é o único trabalho por aqui: aprender a REconhecer e conectar o Espírito, e por consequência, desapegar. Pq apego é invenção do ego! kkkk... um bjão, e vc tá indo mto bem né? ;) Logo verá ele de novo, e "sorte" que pode contar com as conexões astrais... sentir a Energia, enviar e receber Amorrr! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Aninha, nossa, disseste tudo, tenho essa "sorte", rsrs posso sentir as energias, enquanto durmo tranquilamente é por estar tudo bem, bem sabes dessas energias né amiga, bem sabes!
      Nossa, precisaria te contar em off, são tantas experiências, parecem fantásticas, mas a Vida é fantástica, bem sabes disso!
      Beijos!


      Excluir
    2. Contarei,rsrs, pode esperar, beijos minha linda!

      Excluir
  10. Perfeito, cara amiga Ivone: viver e deixar viver, eis a dita perfeita. Também penso que o homem é um animal adaptável.
    Um abração. Tenhas, sei que terás, uma linda tarde.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Ivone.
    Certíssima amiga, nunca devemos prender os nossos filhos por motivo algum, os criamos, educamos e aos poucos vamos colocando as suas assas, mas cabe a eles decidirem quando vão voar. Criei um sobrinho a vida toda, um dia ele colocou a suas assas e nunca mais voltou. A minha filha é que me diz que ela não pretende usar as delas tão cedo rsrs. Muita maturidade e sabedoria amiga, pois acho que é assim que devemos fazer com os nossos filhos, permitir que eles sejam felizes pertinho da gente, ou longe se assim vou o desejo deles. Um maravilhoso final de semana. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
  12. Mais um excelente texto que você nos trás. Obrigado por partilhar com a gente toda semana textos que nos faze refletir.

    Abraço

    ResponderExcluir
  13. É isso mesmo, Ivone. Amar é dar liberdade para serem felizes, aos quais amamos. Pois a felicidade destes, sempre refletem em nós.
    Muito bom te ler.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler e visitarei também cada um de vocês em forma de carinho e para manter a amizade que pra mim é fundamental! Abraços apertados!

Ivone H Sato