TRANSCENDÊNCIA.

Minha foto
Meu nome completo é Ivone Henriques Sato, sou casada e feliz por ter encontrado o amor em minha Vida com "V" MAIÚSCULO,como costumo dizer e escrever, aqui deixo meus pareceres sobre a Vida, minha linda e amada Vida que ganhei de presente. Sim, de presente, viver é mesmo um lindo presente, portanto agradeço imensamente, principalmente aos meus familiares queridos, meu casal de filhos, casados, felizes, meus netos amados, dois lindos casais, hoje estão ficando adolescentes, eu, ah, sou uma sexagenária feliz da vida!!!

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Depressão, uma doença pior que todas as outras...

Os animais vivem em harmonia total com a natureza, o homem como tem capacidade de transcender ao seu ambiente pelo fato de ser racional, extrapola a realidade e assim pode destruí-la ou recriá-la, portanto em muitas partes do planeta, onde o homem tem acesso, muitas delas estão no limite, isso só faz sofrer ao homem, pois os animais não têm essa consciência, pois é, sofremos duplamente, com a razão de se saber mortal e com a de que ele irá morrer em consequência dos seus atos! Mortes lentas, isso é que é pior, pois já perdemos a harmonia da vida natural já faz muito tempo! Quando durmo e sonho literalmente, me sinto indo em lugares que para mim parecem extraordinários, nunca vistos antes, alguns até me parecem familiar, acordo e sinto uma vontade enorme de voltar ao sonho, mas o jeito é continuar por aqui e pensar, só posso pensar em minha Vida, em como ajudar e contribuir nem que seja pouco, mas se todos pensassem e respeitassem as leis naturais da vida iriam fazer cada qual a sua parte. O maior problema é a sensação de desamparo e fraqueza, ter de tomar decisões, achar alternativas, encontrar um caminho, orientar-se no mundo e assim entrar em uma nova relação com ele. Acho que é por isso que a ansiedade está tomando conta das almas das pessoas e se não cuidarem em tempo irão desenvolvendo algo muito mais grave, a depressão, uma doença pior que todas as outras, pois se se depreciam se deixam de se cuidar, outras doenças graves virão se somar, assim por diante... Hoje estou escrevendo algo não tão otimista assim, mas é a pura realidade, essa que nem todos querem ver, mas é preciso se pensar nisso e quem sabe ainda há tempo de se fazer algo para mudar esse triste quadro?! Quem sabe?! 

Ivone

11 comentários:

  1. Olá, Ivone.
    Concordo plenamente! Estar em contato com a natureza, por os pés sobre a terra ou dentro d'água nos reconecta com a nossa essência.

    ResponderExcluir
  2. Positivar nossas energias para o bem viver cura qualquer tipo de depressão.
    Vivamos acreditando na vida. Receita infalível.

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Ivone,graças a Deus nunca passei por isso,mas sei que depressão pode levar a pessoa à morte se não for bem tratada
    Belo texto.
    Bjs e um lindo final de semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  4. Bom Ivone, eu convivo com depressão diariamente no consultório, sei como é difícil e como há dificuldade em aceitar que se trata de uma doença e não de frescura....
    Quando a pessoa aceita e busca ajuda, já é meio caminho andado!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dra Cristiane, é mesmo assim, os médicos podem ajudar, mas nem todos procuram essa ajuda em tempo,nem todos os familiares conhecem como doenças, fazem os doentes parecem assim, como dizes, com frescura, que pena que é assim, que pena!
      Eu nunca senti depressão, mas posso entender como é isso, pois pelo menos alugumas vezes em nossas vidas, mesmo que por tempo mínimo, podemos sentir isso, eu só senti por pouquíssimo tempo quando minha mãe morreu de repente de ataque cardíaco, isso já faz 26 anos,mas hoje sei que não foi depressão, mas luto, durou pouco tempo, o necessário para a aceitação e continuar a tocar a vida, pois o luto também é uma dor comparada a doença, pois dói e mexe com todo o nosso metabolismo!
      Tudo é experiência,ninguém quer sentir ou viver essas experiências!
      Abraços apertados!

      Excluir
  5. Boa dia querida Ivone.
    Um texto interessante e realista. A uma enorme diferença em tristeza e depressão. Se sentir triste em algum momento da existência é algo natural, afinal somos seres humanos e acredito que não se possa viver plenamente sem sentir uma vez na vida esse sentimento a tristeza. Pois se amamos sentimos quando alguém não está bem, e isso gera tristeza, pois somos sensíveis ao sofrimento não só nosso como os alheios. Tristeza não é doença, pode ser aliviada com pensamentos positivos, apoio familiar, admirar a natureza etc. Já a Depressão é uma doença grave que precisa ser reconhecida e muito bem tratada, que ceiva vidas, muitos jovens não suportam lidar com a doença, com uma tristeza patológica e tiram a propria vida. Graças a Deus apesar de passar por vários problemas nunca entrei em depressão,mas lidei com quadros depressivos familiares, e foi uma experiencia marcante. Quem se encontra com uma tristeza sem causa aparente e permanece por vários dias, devem buscar ajuda medica e aceitarem o tratamento, deve também buscar auxilio espiritual, e o apoio familiar é fundamental, assim sendo tem mais chance de se curarem e serem felizes. Uma linda semana. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
  6. alem do sofrimento pessoal e psiquico que a pessoa tem , ainda se acumula o preconceito e a incompreensão da sociedade, uma doença terrivel e dificil dde ser combatida!

    ResponderExcluir
  7. Ivone, acho ótimo você escrever sobre essa falta de conscientização; estamos destruindo não só um ambiente para nós como destruindo o dos animais que nada têm a ver com as loucuras dos humanos. E têm mais de 7 bilhões de inquilinos nesse planeta para se conscientizarem! Mas como cada um (com exceções) só pensa em tirar proveito, vamos ver como vai ficando...
    Gostei!!

    Beijo, querida amiga!

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Ivone, muito linda a tua postura, muito embora nunca a tenhas sentido, te preocupas com quem a tem. Não, não é frescura, é deprimente, não ter o controle das emoções.
    E, vou mais longe, dependendo do grau, não é qualquer profissional que consegue reverter o quadro depressivo...
    Infelizmente, é o que leva muitos a desenvolver doenças psicossomáticas ou ao suicídio.
    Existem pessoas que se aproveitam para discriminar, tripudiar e/ou levar o depressivo a se matar. Ouvia o tempo todo: "Você não vai se desesperar por mim."
    São situações que ninguém dá atenção, mas estão levando muitas pessoas a acabar com a Vida.
    Deus abençoe a todos que se preocupam com o próximo, que levam a Palavra e a Vida a quem precisa.
    Precisamos muito de Deus, médicos e profissionais da saúde competentes e de amigos que nos ouçam.
    Excelente postagem, feliz sexta-feira, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  9. Olá amiga Ivone,passando para lhe desejar uma Feliz Primavera e um ótimo final de semana.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler e visitarei também cada um de vocês em forma de carinho e para manter a amizade que pra mim é fundamental! Abraços apertados!

Ivone H Sato