TRANSCENDÊNCIA.

Minha foto
Meu nome completo é Ivone Henriques Sato, sou casada e feliz por ter encontrado o amor em minha Vida com "V" MAIÚSCULO,como costumo dizer e escrever, aqui deixo meus pareceres sobre a Vida, minha linda e amada Vida que ganhei de presente. Sim, de presente, viver é mesmo um lindo presente, portanto agradeço imensamente, principalmente aos meus familiares queridos, meu casal de filhos, casados, felizes, meus netos amados, dois lindos casais, hoje estão ficando adolescentes, eu, ah, sou uma sexagenária feliz da vida!!!

domingo, 19 de junho de 2016

“Um bom par de óculos, por vezes, basta para curar uma pessoa apaixonada." Nietzsche

Manifesto meus desejos quando me desapago deles,  pois a Vida tem esse jogo, quando se precisa não se tem, mas quando se quer sem apegos é aí que se consegue, eis o segredo!
Querer e não precisar, quem quer tem, quem precisa nem sempre tem, pois o precisar nos faz sofrer, quem vive dizendo "eu preciso disso ou daquilo e de alguém" é que nem sempre consegue por estar preso ao desejo que escraviza, isso se chama paixão, paixão é dor, só dor!
É ótimo querer e desejar algo, mas algumas pessoas se apaixonam por seus desejos e isso apega de tal jeito, apego nunca é bom!
A cura é o que Nietzsche receitou; Um bom par de óculos! O que ele quis dizer é que, se você conseguir ver as coisas como elas realmente são, você nunca vai se apaixonar por elas. “Ver as coisas e pessoas pelo o que elas realmente são”, nada mais e nada menos, assim verás que a nossa própria felicidade não pode ser sacrificada pelos desejos e paixões!
É claro que, não há nada de errado em apreciar as coisas belas e brilhantes. Esse é o tempero da vida. Mas, se apaixonar por elas é um sinal de que você não está vendo-as como elas realmente são. E a ironia é que, quanto mais você se apaixona por alguma coisa, mais você a coloca em um pedestal, e mais inacessível ela se torna.
Na verdade, quem não se apaixona  torna os seus desejos algo mais “pé no chão” e acessível, e assim você pode manifestá-los em sua vida. E isso é entendimento... Isso é ser lúcido... É estar acordado.
Isso é treinar a mente para poder controlar os ímpetos de dar mais valor aos outros do que a nós mesmos, nossa felicidade em primeiro lugar para com ela poder fazer feliz quem caminhar ao nosso lado!

Ivone

7 comentários:

  1. Boa noite, querida Ivone!
    Tenho experimenado um sabor em estar comigo mesma que há muito não sentia... creio que me desapaixonei de algumas pessoas e estou bem mais feliz... concordo com tudo o que seu post nos disse...
    Me sinto plena... sem dor na alma!
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom querida amiga Roselia, poder viver livre sem apegos, é difícil ,mas não é impossível, desapegar, tentar ver tudo como é de verdade, com o tempo se aprende!
      Amei seu cometário por aqui, obrigada!
      Abraços apertados!

      Excluir
  2. Isso é verdade Ivone!
    Não devemos nos apegar demais nas coisas,principalmente nos supérfluos.
    Acho que devemos sim nos apegar a nós mesmos e saber dividir o que é necessário,sem apegos.
    Bjs e uma linda semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. Nietzsche é o meu filósofo preferido. Vê e descreve a realidade do SER tal e qual ela é em sua essência. Desejar é bom, mas dentro da realidade.
    Beijão Ivone e boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ivone,
    Eu gosto de estar apaixonada pela vida, pela natureza, pela beleza, pela arte, pelo cultivo da espiritualidade...a vida sem paixão para mim é totalmente sem graça.
    O problema não é a paixão em si, mas o que escolhemos para ser seu foco.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ivone, você está sempre à nossa frente, parece que intui o que estamos passando.
    Gosto muito da Vida, perdi meus medos, estou mais leve, mais solta para falar e me desapegar. Estou admirada como estou enfrentando as situações, sem me apavorar.
    Gosto de falar, para incentivar as pessoas a se libertarem de suas prisões, de seus apegos, todos somos capazes de enfrentar os obstáculos, que se apresentam em nosso caminho, para nossa evolução, cada superação é uma nova lição!
    Está sendo excelente para desenvolver a espiritualidade e agradecer a oportunidade de me conhecer.
    Penso que agora uso óculos muito bom, que me permite enxergar e praticar o desapego, sem doer para dizer o não!
    Não sacrifico mais minha felicidade, para agradar aos outros...
    Obrigada, Ivone, felizes dias, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua maneira de explanar o assunto. Quando chegamos a uma certa altura da vida (idade), parece que o desapego se torna mais fácil. Vejo por mim mesmo. Mas o mais importante de tudo é amar ao próximo como a si mesmo.

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler e visitarei também cada um de vocês em forma de carinho e para manter a amizade que pra mim é fundamental! Abraços apertados!

Ivone H Sato