TRANSCENDÊNCIA.

Minha foto
Meu nome completo é Ivone Henriques Sato, sou casada e feliz por ter encontrado o amor em minha Vida com "V" MAIÚSCULO,como costumo dizer e escrever, aqui deixo meus pareceres sobre a Vida, minha linda e amada Vida que ganhei de presente. Sim, de presente, viver é mesmo um lindo presente, portanto agradeço imensamente, principalmente aos meus familiares queridos, meu casal de filhos, casados, felizes, meus netos amados, dois lindos casais, hoje estão ficando adolescentes, eu, ah, sou uma sexagenária feliz da vida!!!

terça-feira, 10 de maio de 2016

Prêt-a-porter "moda pronta para vestir", amo moda, fui criada por uma modista, minha mãe!

Prêt-a-porter é a palavra em francês que quer dizer "moda pronta para vestir", é intermediária entre alta costura e costura fast-fashion  (moda rápida), essas são fabricadas para se usar e descartar, pois não são duráveis.
Entendo de moda, pois fui criada por uma modista, minha mãe fazia alta costura, costurava à mão, roupas exclusivas e as pessoas para quem ela costurava eram de classe, hoje se diz média alta, as que pensam que são muito ricas, mas na verdade não, compram e pagam o preço para parecerem que assim são.
Mas o tempo foi passando e com as dificuldades que esse País enfrentou, a moda "alta costura" ficou restrita à poucas pessoas.
Hoje a moda prêt-a-porter é usada e muito pela classe média, quase que de modo geral desde os anos de 1960.
Transformações sociais e políticas tiveram impacto direto na moda, os ditadores de tendências diferem do passado, hoje é o fator preço que manda, quem não seguir essa tendência perde e muito.
Fico imaginando como minha mãe veria isso tudo hoje em dia, ela morreu faz vinte e seis anos, eu me vestia com roupas que ela fazia e ela se vestia com requinte também, não por pertencer a classe rica, mas por viver atendendo essas classe.
Mas viva a moda prêt-a-porter, embora não seja consumida pela maioria das pessoas, pois apesar de não ter o rigor  da alta costura, como peças feitas à mão e outras exigências, ainda possui um padrão de qualidade muito alto, de cortes e tecidos e é nessa área que muitos estilistas lançam as últimas tendências.
Embora estejamos passando por fase de crise, mesmo assim se pode dizer que, a moda nunca será atingida!
Tomara que minha mãe leia isso aqui de "lá" onde ela está, ela era fascinada por moda!

Ivone




.




7 comentários:

  1. Também sou fã do que é confortável e bonito de se usar, sou adepta da moda do dia a dia feliz!!!

    Grande beijo Ivone

    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Bia, roupa de boa qualidade é o melhor investimento, mesmo com poucas peças se pode andar bem vestida!
      Amei seu comentário, obrigada pelo carinho da visita!
      Abraços apertados!

      Excluir
  2. Acho legal estar antenado com a moda, desde que não sejam aquelas extravagantes. Todavia, eu aqui, não me prendo nada a ela. Tenho a minha moda ... rs ... sou poderoso ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. És, claro que és poderoso, acho que se deve gostar do que se veste, aqui mencionei por ter tido minhas lembranças de minha mãe que foi modista.
      Aprendi com ela a ser elegante com sobriedade, nada extravagante, pelo contrário, amo a moda em que tudo pode ser bem aproveitado por anos a fio, rsrs!
      Abraços amigo querido!

      Excluir
  3. Ivone,adorei ler e com certeza sua mãe ficará feliz em saber.
    Sabe,mamãe também eram modista e trabalhava em um Atelier muito famoso em São Paulo.
    As minhas roupas e de minha irmã ela quem desenhava e costurava.Suas mãos eram de fadas,além de tudo isso ainda bordava.
    Saudades de minha mãezinha que tantos ensinamentos nos deixou.
    Bjs e um ótimo dia.
    Carmen Lúcia

    ResponderExcluir
  4. Verdade, cara amiga Ivone, a moda é um campo fascinante. Não ligo muito para moda, mas gosto de combinar tons e cores. Neste quesito sou à antiga.

    ResponderExcluir
  5. Ah! Ivone, a moda pode nos tornar escravas dela...
    Não sou muito ligada em moda, gosto do que me deixa alegre e feliz!
    Quando trabalhava, era mais atenta, precisava estar sempre apresentável e bem arrumada, hoje penso mais no meu conforto.
    Às vezes, faço minhas próprias roupas, tirando da "Manequim", outras vezes compro em brechó, não é a roupa que me veste, sou eu que visto a roupa que me agrada.
    Você é bem segura, Ivone, sabe o que fala, tanto de moda, como da vida, tem base sólida, pela boa formação que teve, grande mérito em assimilar os grandes ensinamentos de sua mãe!
    Excelente final de semana, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler e visitarei também cada um de vocês em forma de carinho e para manter a amizade que pra mim é fundamental! Abraços apertados!

Ivone H Sato