TRANSCENDÊNCIA.

Minha foto
Meu nome completo é Ivone Henriques Sato, sou casada e feliz por ter encontrado o amor em minha Vida com "V" MAIÚSCULO,como costumo dizer e escrever, aqui deixo meus pareceres sobre a Vida, minha linda e amada Vida que ganhei de presente. Sim, de presente, viver é mesmo um lindo presente, portanto agradeço imensamente, principalmente aos meus familiares queridos, meu casal de filhos, casados, felizes, meus netos amados, dois lindos casais, hoje estão ficando adolescentes, eu, ah, sou uma sexagenária feliz da vida!!!

terça-feira, 22 de setembro de 2015

A situação humana no capitalismo pós-moderno por Erich Fromm, psicanalista, sociólogo, filósofo alemão.

"No desenvolvimento da humanidade não houve talvez nunca uma medida maior de liberdade que na sociedade ocidental atual. As pessoas vivem em conforto material, têm muito tempo livre e têm à sua disposição um grande leque de escolhas profissionais e estilos de vida. Com o aumento da prosperidade, porém, os problemas psicossociais aumentaram igualmente. O caráter social prescreve ao indivíduo certas estruturas de pensamento e de comportamento. Estas são absorvidas pela maioria dos membros da sociedade como valores e normas e garantem, deste modo, a sobrevivência da cultura. Enquanto há um século o ser econômico era direcionado a caracteres como explorar os outros pelo maior lucro possível e não temer qualquer concorrência, parecem ganhar hoje significado cada vez mais importante características como a capacidade de trabalho em equipe e a conformidade. Apesar da responsabilidade individual ser fortemente enfatizada, espera-se, ao mesmo tempo, devido ao rápido desenvolvimento técnico, que as pessoas sejam altamente flexíveis. Se outrora havia autoridades explícitas, contra as quais se poderia levantar (o rei, o chefe), hoje não há qualquer fonte de poder personificada. Todo o poder parece ter-se despersonalizado e é no máximo compreensível como mercado anônimo, para cuja influência valem as leis da oferta e procura e conseqüentemente ninguém pode ser responsabilizado. Da anonimidade que continua a persistir mecanicamente surge a atitude esperada de fazer aquilo que todos os outros fazem. A perda de individualidade e identidade leva ao mais alto grau de conformidade, o que é extremamente notável em nossa sociedade. Indiferentemente de cada um ter certo grau de inteligência ou não, ter uma posição social elevada ou não, a maioria parece ter o mesmo ritmo de vida: Vêm os mesmos filmes e programas, lêem os mesmos jornais e livros. Como a busca pelo lucro máximo deu lugar ao desejo de um salário regular, todos trabalham em um mesmo ritmo. Acima de tudo, as pessoas produzem e consomem, sem fazer perguntas e parecem querer realmente evitar aprender sobre incidentes, origens e paralelos. Em lugar da consciência individual, a busca pela máxima adaptação e de reconhecimento disto por outros é que aparece. A civilização moderna parece não satisfazer às profundas necessidades do homem e com sua demasiadamente grande parcela de liberdade individual e prosperidade antes causando um sentimento de uma monotonia intensa e desorientação. As pessoas da sociedade atual não precisam mais lutar por liberdade política ou sexual; não estão mais em perigo de tornar-se escravos, mas sim, robôs. O ser humano alienado."
Começo do século XX, quando houve a mudança do caráter social e nem parece que esse texto foi escrito há tanto tempo, nossa, em análise dos meus pensamentos, encontrei esse texto que achei interessante, pareceu-me tão atual, nossa, atual demais, o "cara" já morreu faz tempo!
Para pensar se há solução para nossas vidas atuais, acredito que há, pois se chega ao fundo do poço e depois é só subir, mesmo que devagar, pois o mundo, ah, esse não vai acabar, não vai mesmo!!!

Ivone

.

9 comentários:

  1. Oi Ivone
    Viver com toda essa mordomia, ficamos apáticos e o amor vira brincadeira de criança.
    Solução é o sacrifício que temos que fazer para termos sucesso.
    Beijo no coração
    minicontista

    ResponderExcluir
  2. Pois é cara amiga Ivone, sou como você, também gosto de ler e não o faço mais por que falta tempo, digo mais tempo, pois um tempinho para ler sempre se dá um jeito, basta querer. Então, Erich Fromm esteve na moda tempo atrás. Ele é um pensador interesante. Li um livro dele, nos anos 70, "Medo à liberdade"
    Um abração. Tenhas uma boa noite.

    ResponderExcluir
  3. Este psicanalista era mesmo muito antenado e sensato. Com o desenvolvimento da tecnologia, vieram objetos e mais objetos, muitos deles inúteis, e desejos criados artificialmente pela propaganda para que queiramos aqueles objetos...perpetuando uma cadeia de consumismo, em que não se sabe nem mais o que se quer.
    Mas vejo mais e mais pessoas percebendo que a vida simples, com desejos simples, faz mais bem ao coração e ao meio ambiente...
    Boa tarde! Abrço,
    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amigos Ghost e Bindi, sim, estamos em fase de mudanças, embora nos pareça que isso seja impossível, mas a alma sabe o que é preciso, para tanto basta aprender a ouvi-la, até dizem uma frase que já está bem moderna "menos é mais", que bom!
      Obrigada pelo carinho da visita e comentário!
      Abraços!

      Excluir
  4. Oi Ivone,
    Passando para lhe desejar uma linda noite
    Beijos
    minicontista

    ResponderExcluir
  5. É verdade minha amiga este belo texto continua actual.
    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ivone,espero não chegar ao fundo do poço,mas se isso acontecer,creio que terei forças para subir.
    Adorei o texto.
    bjs e um ótimo final de semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Carmem, que bom, pois isso é fé na própria vida, precisamos saber até que ponto podemos suportar as agruras que, nem todos enfrentam da mesma forma, há os que levam a vida com tanta crença de que se vai vencer que já nasce vencendo!
      Abraços apertados!

      Excluir
  7. Uma excelente reflexão!
    De facto... por vezes é preciso ir até ao fundo do poço para "subir" renovado.
    Só é pena que nem todos consigam fazer a subida, e continuem lá bem no fundo, até que chega seu fim... :(

    Que seu final de semana seja bem "p'ra cima"! :)

    Um beijo
    MIGUEL / ÉS A MINHA DEUSA

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler e visitarei também cada um de vocês em forma de carinho e para manter a amizade que pra mim é fundamental! Abraços apertados!

Ivone H Sato