TRANSCENDÊNCIA.

Minha foto
Meu nome completo é Ivone Henriques Sato, sou casada e feliz por ter encontrado o amor em minha Vida com "V" MAIÚSCULO,como costumo dizer e escrever, aqui deixo meus pareceres sobre a Vida, minha linda e amada Vida que ganhei de presente. Sim, de presente, viver é mesmo um lindo presente, portanto agradeço imensamente, principalmente aos meus familiares queridos, meu casal de filhos, casados, felizes, meus netos amados, dois lindos casais, hoje estão ficando adolescentes, eu, ah, sou uma sexagenária feliz da vida!!!

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

"É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas ideias." Immanuel Kant

Quem escreveu essa frase foi um filósofo prussiano, considerado o último filósofo da era moderna.
Ele foi professor secundário de geografia, estudou filosofia, física e matemática, ele era do séc XVIII.
Kant definiu que o homem só pode sair de sua menoridade (pequenez) quando tiver capacidade de pensar por si mesmo, poder fazer uso do seu próprio entendimento.
Mas nas escolas isso não era ensinado, ainda hoje não se vê ensinar as crianças a pensarem por elas mesmas, mesmo porque dá muito trabalho ir por partes, é mais fácil "encher" as crianças de lições de casa e os pais que se virem para ensinar,(no caso de escolas particulares), quanto as públicas, essas as crianças contam com a sorte, quem sabe encontram professores preparados que as amem e ensinem de verdade com amor, pois é, tudo é preciso paciência e amor!
O homem, segundo Kant, não ousa pensar, mesmo porque se ele assim o fizer irá enfrentar tantos obstáculos, que para ele até é mais comodo deixar para lá, sendo assim a covardia e a preguiça são as causas que levam o homem a permanecer na menoridade.
Postei isso para se pensar, eu amo pensar, muitas vezes vou de encontro com algumas barreiras por isso, mas como venci tantos obstáculos em minha vida, tanto profissional quanto pessoal que hoje está tudo tão mais fácil, não tenho que ficar preocupada com mais nada e a Vida, ah, essa já me deu tudo o que eu precisava e ainda me dá o que preciso, mas hoje nem preciso de quase nada, quase nada mesmo e isso é tão libertador!

Ivone.


12 comentários:

  1. Ivone,ainda a semana passada,vi um relato de uma mãe,dizendo que sua filha estava com 15 anos,na 7ªsérie e mal sabia escrever o nome dela.E então chegamos a essa conclusão que as escolas,principalmente do Estado e Prefeitura,não possuem professores capacitados para ensinar os alunos,ou então os alunos não tem essa vontade de aprender. Algumas,mas nem todas ainda tem professores que se dedicam aos seus alunos,mesmo não os entupindo de tarefas,mas os ensinado a caminhar com amor e dedicação.
    Bjs e uma ótima semana.
    Carmen Lúcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Carmem, não concordo contigo nesse quesito de que as escolas públicas não t~em professores preparados para ensinarem, mesmo porque eles só conseguem vagas para lecionar se passarem nos concursos públicos para isso, portanto o que falta mesmo é bom salário para que possam com mais tempo prepararem suas aulas e com a colaboração dos pais em casa tudo poderia ser diferente, pois educação é questão de dedicação, educar é mesmo uma missão!
      Eu conheci escolas ótimas e professores ótimos também e eram de escolas públicas!
      A mãe aí que dizes, é mesmo infeliz, ver uma filha de quinze anos sem ler ou escrever?! Nossa, isso é extremo de má vontade em todos os sentidos!
      Mas ainda há de haver melhores situações futuras, quem sabe?!
      Abraços amiga!

      Excluir
  2. Cara amiga Ivone, as escolas brincam de ensinar, fazem de conta que educam. Não estou aqui a criticar os professores, mas a comentar sobre a superficialidade do sistema, o qual vem viciado desde muito tempo. Nosso sistema de ensino já era bitolado, mas , para piorar, lá nos anos, retiraram a cadeira de filosofia do nível médio, pois o estado não queria ninguém pensando; já que pensar poderia ser muito perigoso...
    Parabéns pela postagem. Um abração. Tenhas, sei que terás, uma linda semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como se coloca nessa questão, bem sabes que há muitos bons professores, mas é realmente o sistema que é falido, não convém desde tempos primórdios, que as pessoas possam pensar por si mesmas, não convém, é uma tremenda pena, acho que se mudar esse quadro, não será por tempo tão aproximado!
      Obrigada pelo comentário inteligente por aqui, sempre és bem vindo!
      Abraços apertados!

      Excluir
  3. Amiga, Ivone, triste, mas Kant já nos dizia, no século XVIII, o que vemos acontecer hoje.
    Com certeza, é mais fácil se acomodar do que pensar, sair da zona de conforto custa muito. Eu faço um trabalho, onde encontrei crianças que estão terminando o ensino fundamental e ainda não sabem ler, não estão alfabetizadas.Estudam em escolas públicas, mas parece que são professores que não estão engajados com a Educação. Eu fui alfabetizadora e sempre trabalhei em escola púbica, onde entrei através de concurso, porém minha responsabilidade em educar os pequenos era maior que meu salário. Hoje, estou cada vez mais triste em saber que crianças estão saindo das escolas sem aprender o básico. Parece que é bem mais fácil deixá-los assim, para que não aprendam a questionar. É amiga, a situação é triste agora, como era na época de Kant.Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá Ivone
    Hoje e há muito tempo não se ensinam mais a pensar nas escolas.... ainda mais com tanta tecnologia, tablets e etc. As crianças não pensam, as respostas estão ali num simples click.....ah que saudade da minha escola quando pequenina!!!

    beijinhos

    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito querida Ivone!
    Foi bom refletir junto com você.
    Grande beijo no coração e seja sempre muito feliz.

    ResponderExcluir
  6. Sempre aprendo com você, Ivone! Esse lance das escolas.. nossa, infelizmente há mto que caminhar ainda. Mtas vezes preferem criar robôs "domesticados", do que ensinar a pensar por si. Sei que muita coisa vem mudando, então continuo acreditando que é uma transição para novas fases. Mtas crianças já tem vindo bem mais sensíveis, e assim vamos evoluindo. Grande beijo, ótima noite! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, amiga querida, é mesmo muito triste constatar essa realidade, embora haja exceções, sim há, fico feliz por saber disso, aqui perto de minha casa tem uma escola exemplar, bem administrada com professores que amam o que fazem, eu sou amiga de todos eles, é uma escola pública.
      Minha neta saiu dessa escola e foi para uma particular, questão de experimento, minha filha se arrependeu e acredito até que ela irá voltar para essa escola pública ( a direção deixou em aberto essa possibilidade, tanto que lamentou a saída de minha neta inteligente que lê e que pensa por si mesma), pois é, no ano que vem ela até poderá voltar?!
      É lamentável isso e não se trata só de problemas de ensino em nosso país, pois o autor da frase já constatou isso em seu país e no século dezoito!!!
      Vamos indo, assim como você, também acredito que tudo poderá mudar para melhor, dizem que a evolução não retrocede e sim avança, acho que não percebemos por ser muito lenta, acho que é isso?!
      Abraços linda amiga!

      Excluir
    2. Que legal o lance da escola perto da sua casa, Ivone! Creio sim, que existem também escolas boas! E que sua netinha encontre um lugar em que se sinta à vontade, e possa expor sua inteligência e seus dons sem melindres... com mta Alma! rsrs beijos, até! :)

      Excluir
  7. Ha gente, o joio e o trigo existe em toda profissao, ainda existen sim, boas escolas, e bons professores, eu creio sim.

    ResponderExcluir
  8. Ivone passar por aqui, no seu blog tao lindo me traz paz, e mta cultura, obrigada,
    Deus te carregue sempre na palma da mao

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler e visitarei também cada um de vocês em forma de carinho e para manter a amizade que pra mim é fundamental! Abraços apertados!

Ivone H Sato