TRANSCENDÊNCIA.

Minha foto
Meu nome completo é Ivone Henriques Sato, sou casada e feliz por ter encontrado o amor em minha Vida com "V" MAIÚSCULO,como costumo dizer e escrever, aqui deixo meus pareceres sobre a Vida, minha linda e amada Vida que ganhei de presente. Sim, de presente, viver é mesmo um lindo presente, portanto agradeço imensamente, principalmente aos meus familiares queridos, meu casal de filhos, casados, felizes, meus netos amados, dois lindos casais, hoje estão ficando adolescentes, eu, ah, sou uma sexagenária feliz da vida!!!

terça-feira, 14 de abril de 2015

"Tudo é mutável, tudo aparece e desaparece; só pode haver a bem-aventurada paz quando se puder escapar da agonia da vida e da morte." (Sakyamuni).

Entender essa realidade da Vida e da Morte é sabedoria pura, pois muitas vezes se sofre tanto com medo da Vida e muito mais com medo da Morte.
Medo da Vida, medo do desconhecido, medo do futuro, medo de sofrer privações, medo de perder, tanto faz o que se perde, se sofre muito com perdas, mas as perdas são muitas vezes terríveis ilusões!
Os bens materiais são mutáveis, tudo aparece e desaparece, Buda entendeu isso e desapegou, muitos tentam entender seus ensinamentos, mas o apego é inerente ao ser humano, desde o berço que se aprende a se apegar, a querer, a desejar, durante o correr da Vida só se precisa estudar, estudar tudo e sempre, corrida incessante contra a dor da ignorância!
A ignorância é a insídia da Vida!

Ivone

8 comentários:

  1. Olá, Ivone,
    Traz-nos a sabedoria de Sidarta, o que é que fica para acrescentar, minha cara?
    Simplesmente falo de minha própria experiência, não que eu esteja perto da sabedoria, queria eu isso! pois que às vezes o saber não é sinónimo de ser na prática, porque na prática torna-se mais difícil disciplinar o espírito. Mas, quando se tem conhecimentos, mesmo primários acerca do funcionamento da própria natureza, a iniciar pelo espaço cósmico e a rematar na germinação duma simples semente numa lata na varanda, toma-se consciência desse ciclo de mudanças que é infindável no tempo. A pedra, que é pedra, transforma-se, no seu tempo - tempo que nossa capacidade de compreensão dificilmente alcança.
    Por outro lado, a menção que faz à ignorância é mais que justa: essa sim, antecipa e continuará a antecipar o fim, para desespero da humanidade.

    bj amg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo comentário amiga Carmem, adoro ler comentários assim, são a prova de que a leitura por aqui foi bem lida e compreendida, com isso se troca conhecimentos, amo conhecer coisas, quanto mais, melhor!
      Observar a vida e suas mudanças, nem sempre as percebemos em pouco tempo, é preciso observar e dar o devido tempo para poder entender, amo a minha idade hoje, até brinco dizendo que gostaria de ter sabido o que sei hoje em tempos passados, quantas coisas rins teria evitado, mas os erros do passado foram necessários, portanto é por isso que acredito em reencarnação, pois aprendizado em uma única existência por aqui não seria de grande proveito.
      Podemos voltar e continuar, embora esqueçamos de vidas passadas, mas a intuição bem trabalhada nos dá essa continuação, não se volta atrás, se vai sempre para frente, progresso incessante!
      Obrigada linda amiga!
      Abraços apertados!

      Excluir
  2. Temos que ser sábios para entender a Vida e Morte amiga Ivone.
    Muitos ainda não estão preparados.
    bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo amiga Carmem, entender o ciclo da vida e consequentemente a morte, eis aí uma coisa tão certa, um dia iremos, espero que seja o mais tardar possível,rsrs, o riso fica por conta da contradição da vida, não se quer morrer, mas muitos também não querem envelhecer, daí o motivo do meu riso, eu amo a vida e envelhecer também é bom, faz parte, tenho de ficar por aqui, nem que seja de espectadora!!!
      Abraços linda amiga!

      Excluir
  3. Ótimo texto Ivone!Não sei o que é pior, o medo de morrer ou o medo de viver...Ambos nos paralisam...
    Bela tarde a ti!
    Te mando beijos e beijos

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Lilly, se ficarmos pensando nisso sim, pois é assustador o desconhecido, o amanhã, o morrer, pois creia, há pessoas que morrem e nem sequer percebem, tanto quanto mortos literalmente como os mortos ainda vivendo por aqui, também de forma literalmente, vivem mas são paralisados pelos medos e convenções!
      Abraços e obrigada pelo carinho por aqui!

      Excluir
  4. Perfeito, amiga Ivone; nos ensinam desde a mais tenra idade a arte de acumular, mas nãonos ensinam que somos apenas usuários temporários dos bens materiais, que, no fundo, somos donos de nada.
    Um abração. Tenhas uma linda tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Dilmar, quando eu me via me apegando com algo material, logo eu pensava, estar por aqui é como estar em férias, nas férias não ligamos muito com o lugar onde estamos, só queremos desfrutar sem apego.
      Viver cada dia, cada momento, aí meu amigo, eu cuido sim do que é meu, mas é por respeito à Vida, temos de cuidar do corpo da casa, do carro, de tudo o que precisamos para que possamos ter um pouco de facilidade para continuar por aqui, mas se porventura eu perder, como já perdi alguns bens no passado, não é por isso que deixo de viver e ser feliz!
      O entendimento disso nos dá uma leveza né?
      Pois é, sou livre e amo o Belo, o bom, o conforto, sem demagogia, mas também sem apego!
      Abraços meu amigo sempre querido!

      Excluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler e visitarei também cada um de vocês em forma de carinho e para manter a amizade que pra mim é fundamental! Abraços apertados!

Ivone H Sato