TRANSCENDÊNCIA.

Minha foto
Meu nome completo é Ivone Henriques Sato, sou casada e feliz por ter encontrado o amor em minha Vida com "V" MAIÚSCULO,como costumo dizer e escrever, aqui deixo meus pareceres sobre a Vida, minha linda e amada Vida que ganhei de presente. Sim, de presente, viver é mesmo um lindo presente, portanto agradeço imensamente, principalmente aos meus familiares queridos, meu casal de filhos, casados, felizes, meus netos amados, dois lindos casais, hoje estão ficando adolescentes, eu, ah, sou uma sexagenária feliz da vida!!!

domingo, 8 de fevereiro de 2015

"AO VENCEDOR, AS BATATAS" .

Sempre que quero escrever aqui algo que possa servir de lição, vêm em minha mente algumas coisas que li no passado, entre as que mais me deram lições foram escritas por gênios, um deles o grande pra mim e acredito que para muitos, Machado de Assis!
Quincas Borba um romance cuja personagem principal é Rubião, sem entrar em detalhes,pois quem ainda não leu a obra e quer ler não serei eu a dizer como foi o desenrolar de tudo.
Amei ler e ri muito, pois me divirto quando entendo as ironias do escritor, ele era demais, deixou rico legado!
O homem sempre comemora aquilo que lhe é vantajoso, mesmo que isso implique a ruína de outros, isso se deu o nome de Humanitismo, na luta pela sobrevivência quem vence é o mais forte, opondo -se ao Humanismo que valoriza o homem colocando-o no centro de tudo, mas como todos que leram ou leem as obras do escritor sabem muito bem que é tudo fictício, a ironia está presente em todas as suas obras, portanto não há definição científica ou filosófica para a tal filosofia Humanitista de Quincas Borba!
Obra prima de Machado de Assis, publicado quase no fim do séc XIX, essa personagem também está no romance Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Sintetizando o Humanitismo do filósofo fictício Quincas Borba: "Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos e assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz nesse caso é a destruição, a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos.Daí a alegria da vitória."
Essa teoria em meu modo de entender a vida, também se aplica ao comunismo, que não havendo provento suficiente para todos, partiram para o capitalismo, mas tanto um quanto o outro sempre vai de encontro ao fator confronto, guerras,etc...
Pensar muitas vezes cansa, adoro me divertir, mas mesmo me divertindo consigo tirar algumas lições de tudo o que leio, principalmente com escritores que conseguiram se sobressair, imaginem em épocas remotas como isso pode ser bem entendido, nossa, isso é o que gosto, literatura inteligente, mesmo que muitas vezes me pareçam cansativas, mas gosto de me "cansar",rsrs!

Ivone




14 comentários:

  1. E que bom que você gosta de se cansar, pois assim a gente pode ler seus escritos, Ivone! Mesmo com o tempo contadinho como tenho estado, virei sempre que puder. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda amiga Ana, também amo te ler, aprendo muito contigo!
      És sempre bem vinda por aqui!
      Abraços bem apertados!

      Excluir
  2. Bom dia, Ivone
    Conheço muito pouco da obra de Machado de Assis, mas do pouco que conheço gosto muito.
    Assim como gostei de ler o seu texto, cheio de grandes verdades.
    Espero que continue a cansar-se -:) e nos dê conhecimento do resultado de seus pensamentos.
    Uma semana feliz.

    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mariazita, que bom que gostastes de ler por aqui!
      Abraços apertados!

      Excluir
  3. Ivone,estamos sempre aprendendo com você.
    Adorei ler.
    bjs amiga e uma linda semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda amiga Carmem, que bom ter você também aqui nesse espaço das minhas prosas!
      Abraços e obrigada!

      Excluir
  4. Amiga Ivone, este post remeteu-me à minha juventude, à época em que li o Quincas, um dos grandes romances do velho e genial Machado. Eis um para divertir e pensar, refletir, aliás; este binômio deveria ser o objetivo das boas obras. Tem também o filme, ao qual assim recentemente.
    O teu blog, além das excelentes postagens também é um espaço de utilidade pública.
    Um abração. Tenhas, sei que terás, uma linda semana.

    ResponderExcluir
  5. Amigo Dilmar, eu também li Quincas Borba e outro romance que também gostei muito, Dom Casmurro, na minha juventude, eu lia tanto, pois minha maior diversão era leitura mesmo, acho que ler vicia,rsrs, ainda não consigo ficar ser ler, até releio alguns e cada vez da releitura entendo diferente, melhor eu acho!
    Obrigada pelo elogio meu amigo, gosto de escrever e aqui me abro um pouco mais com as minhas prosas!
    Obrigada pelo carinho, abraços apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga Ivone, muito bom quando a leitura acompanha a gente desde a tenra idade. Eu também li muito no tempo de criança, na adolescência, até os trinta anos, depois casei, fiquei com tempo de leitura reduzido, mas, mesmo assim, nunca deixei de ler pelo menos um livro por mês.
      Um abração. Tenhas, sei que terás, um lindo dia.

      Excluir
  6. Bom dia Ivone.
    Ler é algo muito bom, tirar lições de tudo que lemos que possa acrescentar o nosso aprendizado e algo maravilhoso, como as suas postagens que sempre aprendemos algo . Um lindo dia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda amiga Mirtes, que bom que sempre estás por aqui, lendo e dizendo que gostas, pois é bom essa afinidade!
      Abraços apertados!

      Excluir
  7. Querida amiga/Querido amigo
    O meu blog - A CASA DA MARIQUINHAS encontra-se temporariamente inactivo, a fim de que eu possa dispor de tempo para ultimar o meu segundo livro.
    A título excepcional publicarei um post no dia 14/02 para assinalar a passagem de mais um aniversário.
    Gostaria de contar com a tua presença, o que desde já agradeço.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Ivone.
    De volta agora para lhe desejar um lindo final de semana , um carnaval onde possa fazer o que mais gosto, eu como não resisto ao carnaval vou curtir um pouco rsrs, amiga um lindo dia.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Linda Mirtes! Aproveite bem o seu carnaval!
      Obrigada pelo carinho e um braço apertado!

      Excluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler e visitarei também cada um de vocês em forma de carinho e para manter a amizade que pra mim é fundamental! Abraços apertados!

Ivone H Sato