TRANSCENDÊNCIA.

Minha foto
Meu nome completo é Ivone Henriques Sato, sou casada e feliz por ter encontrado o amor em minha Vida com "V" MAIÚSCULO,como costumo dizer e escrever, aqui deixo meus pareceres sobre a Vida, minha linda e amada Vida que ganhei de presente. Sim, de presente, viver é mesmo um lindo presente, portanto agradeço imensamente, principalmente aos meus familiares queridos, meu casal de filhos, casados, felizes, meus netos amados, dois lindos casais, hoje estão ficando adolescentes, eu, ah, sou uma sexagenária feliz da vida!!!

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

PAREIDOLIA.

Quando eu era criança, adorava ficar deitada no gramado do meu quintal, olhando as nuvens e seus formatos, eu e minha prima, éramos companheiras inseparáveis, isso nos divertia, acho que muitas pessoas também sabem disso.
Em minha curiosidade descobri que imagens que parecem ter significados em nuvens, montanhas, solos rochosos e muitas outras que conhecemos se dá o nome de pareidolia, essa palavra vem do grego (só podia, rs, todas as minhas curiosidades vem do grego, eu que o diga por gostar tanto de Mitologia), portanto pareidolia quer dizer para, que é junto de ou ao lado de, e eidolon,imagem,figura ou forma.
São ilusões criadas pelo cérebro, tanto que nem todos veem as mesmas coisas, cada um tem a sua ilusão, depende da condição psicológica de cada observador, do que se passa em sua mente, em minha mente passava muitas coisas, muitas figuras, amei quando fui à Chapada Diamantina em 2006, lá pude deixar minha imaginação fluir, pois há lindas cavernas, as estalactites e estalagmites estão em todas elas, nos dando lindas imagens, até digo que vale a pena voltar lá, até estou pensando em minhas férias de fim de ano.
Ando sempre em busca de algo bom para poder aqui dissertar, pois as pessoas não estão mais dando tanta importância as coisas simples da vida, nem todos pensam em sentar em algum lugar e parar para observar a natureza, olhar para o céu e ver as nuvens como eu as via em minha infância, adoro poder me dar alguns momentos do meu dia para ficar observando tudo, tenho um lindo quintal, com plantas que meu marido e eu cuidamos, coloco redes e ficamos olhando a vida, olhando o que ainda resta para se olhar, amo as chuvas de verão, elas me dão o prazer de poder deixá-la cair sobre mim, assim é que sinto o que é viver bem e de verdade, expondo-me ao prazer de sentir, de perceber, de deixar o tempo correr no seu tempo, tudo muito bom, muito bom mesmo!

Ivone

7 comentários:

  1. Amiga Ivone, apesar de eu também gostar, e muito, de olhar as nuvens, ainda não conhecia esta palava, mas, enfim; vivendo e aprendendo...Se quisermos estaremos aprendendo sempre.
    No tempo da minha meninice gostava de olhar as nuvens nos dias chuvosos ou quando o céu fechava antes da chuva, naquela épocas eu via coisas incríveis. Belos tempos. A tua descrição trouxe-me a lembrança do meu pai, que, muitas vezes, ficava sentando no quintal, como se estivesse apreciando o tempo fluir, enquanto tomava chimarrão.
    Um abração. Tenhas, sei que terás, um lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Dilmar, que bom que tivemos muitas coisas em comum em nossa infância, essa de curtir e perceber a vida, a de ler muito, mas a melhor coisa mesmo é poder escrever né mesmo?
    Seu pai, acredito que tivestes o melhor pai do mundo, o meu também, sempre trazemos em nossas almas os bons tratos e ensinamentos dos nossos pais!
    Ah, meu amigo, todos os dias agradeço a Vida, sempre tenho boas noites de sono e sonho muito, tenho até o hábito de acordar bem cedo com o sol, agora nessa época do ano, batendo em meu rosto( meu marido e eu adoramos dormir de janela aberta), assim acordamos bem cedinho!
    Alegria de viver é tudo isso, sentir a vida em sua simplicidade!
    Abraços apertados e obrigada, tenhas também, "sei que terás" um lindo fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Ivone
    Lembranças boas da infância nos enchem de alegria o coração pois ficamos mais fortalecidos no momento atual quando a desesperança quer tomar conta de tudo e de todos...
    Lindo texto e muito bem escrito, dá gosto de se ler...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  4. Ola querida amiga,muito bom mesmo é poder ler teus textos bem escritos e com muita sabedoria de vida."Pareidolia" é agora uma palavra que entrou no meu vocabulário e no meu "mundinho particular",pois sou mestra em criar ilusões nos mais variados objetos ,tais como lajotas,tapetes,guardanapos.cortinas......\é claro que em nuvens então encontro maravilhas.Achei muitooooo interessante abordares este assunto,pois acho que é desconhecido pela grande maioria das pessoas.Nada como o famoso ditado"Vivendo e Aprendendo.Grande beijo da SU

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Ivone,
    A natureza e tudo que fez o criador é muito belo.
    Amo lugares onde posso aquietar a minha mente, e admirar o belo.
    A minha infância foi maravilhosa, lembra-la é um prazer enorme.
    Uma linda semana.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ivone, adorei este post, também gosto muito de praticar a pareidolia, um exercício de contemplação tão necessário nestes tempos de velocidade.
    Também gosto de dar valor às coisas simples, geralmente é nelas que mora a alegria.
    Bjs e ótima semana

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Ivone. Te visitar é sempre bom, e desta vez até vou mais um pouco mais culta (ou não! confesso que não sei se vou gravar essa palavra esquisita rrrsssss).
    Engraçado que sempre tive essa tendência, como geralmente todo mundo que gosta de observar, de "contemplar", mas nem sabia que tinha nome.

    Neste verão (aqui verão é em agosto, quando é....) na Feira Medieval de Santa Maria da Feira (que é uma cidade muito ligada à Idade Média, com castelo e tudo - e é costume lá fazerem a Feira todos os anos ( se quiser: http://www.viagemmedieval.com/ ) descobri uma senhora maravilhosa, que pintava pedras. Ou melhor, ela não pintava exatamente, apenas "realçava" o que ela descobrira nessas pedras. Por vezes havia verdadeiras histórias numa única pedra, consoante o nosso "olhar". Divino.
    Um bj amigo

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler e visitarei também cada um de vocês em forma de carinho e para manter a amizade que pra mim é fundamental! Abraços apertados!

Ivone H Sato