TRANSCENDÊNCIA.

Minha foto
Meu nome completo é Ivone Henriques Sato, sou casada e feliz por ter encontrado o amor em minha Vida com "V" MAIÚSCULO,como costumo dizer e escrever, aqui deixo meus pareceres sobre a Vida, minha linda e amada Vida que ganhei de presente. Sim, de presente, viver é mesmo um lindo presente, portanto agradeço imensamente, principalmente aos meus familiares queridos, meu casal de filhos, casados, felizes, meus netos amados, dois lindos casais, hoje estão ficando adolescentes, eu, ah, sou uma sexagenária feliz da vida!!!

sexta-feira, 23 de maio de 2014

O PRAZER SEGUNDO A DOUTRINA DE EPICURO!

A doutrina de Epicuro entende que o sumo bem reside no prazer e, por isso, foi uma doutrina muitas vezes confundida com o hedonismo*. O prazer de que fala Epicuro é o prazer do sábio, entendido como quietude da mente e o domínio sobre as emoções e, portanto, sobre si mesmo. É o prazer da justa-medida e não dos excessos. É a própria Natureza que nos informa que o prazer é um bem. Este prazer, no entanto, apenas satisfaz uma necessidade ou aquieta a dor. A Natureza conduz-nos a uma vida simples. O único prazer é o prazer do corpo e o que se chama de prazer do espírito é apenas lembrança dos prazeres do corpo. O mais alto prazer reside no que chamamos de saúde. Entre os prazeres, Epicuro elege a amizade. Por isso o convívio entre os estudiosos de sua doutrina era tão importante a ponto de viverem em uma comunidade, o "Jardim". Ali, os amigos poderiam se dedicar à filosofia, cuja função principal é libertar o homem para uma vida melhor. Portanto quando posto meus textos em prosa sempre o faço com um intuição antecedida por uma sensação de alegria em poder expressar a minha felicidade, pois de certa forma todos nós, os humanos, desejamos o prazer de viver, prazer carnal, prazer físico de forma geral, principalmente o prazer de não sentir dores físicas, pois com dores físicas as pessoas perdem um pouco a sensibilidade de sentir o prazer do espírito. O nosso espírito só fica bem quando está leve, sem culpas, sem remorsos infindos pelo fato de buscar a paz e o prazer de viver independente das dores do mundo. Eu não sou religiosa, afirmo e reafirmo, pois não encontro nas religiões o que busco pra mim, mas creio nas forças superiores e no espírito e alma, sendo assim sou espiritualista, mas não se pode separar o espírito do corpo, pelo menos enquanto vivemos nessa vida terrena e corpórea! 

Ivone

Hedonismo= culto a felicidade. 

7 comentários:

  1. Muito elucidativo teu post. Realmente não podemos, nesta vida, separar corpo e espírito, pois somos almas encarnadas e necessitamos que o vaso esteja funcionando bem para que possamos viver a plenitude em nossas jornadas terrenas. Hoje, também, não me prendo nos ditames das religiões.
    Um abração. Tenhas, sei que terás, um lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Dilmar, por experiência própria já senti tremenda angústia ao sentir dor, dor física, quando eu senti essa dor minha alma parecia que queira sair do meu corpo, foi quando sofri um acidente que fraturei a coluna vertebral, nossa, por quinze dias eu só queria uma coisa, morrer, faz dezoito anos isso, meus "amigos espirituais" me ajudaram e depois de quinze dias voltei a movimentar minhas pernas, mesmo com dores, o medo de ficar paralítica tinha ido embora, dali pra frente fui tendo melhoras, as dores passando e tudo melhorando!
      Hoje acredito piamente nessas ajudas que tenho, pois dores físicas tiram sim a nossa força espiritual estando aqui reencarnados!
      Abraços meu amigo, sempre que posso posto algo para reflexão, é meu "trato com amigos espirituais" que sempre estão ajudando, sempre, mesmo os que nem sequer acreditam nisso.

      Excluir
  2. Quanta sabedoria amiga Ivone!
    bjs e um ótimo final de semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. Amiga Carmem, a própria vida nos ensina, aprendi algumas vezes em grandes provações, hoje não, percebo que sou ótima aluna nessa escola, a "escola da vida" e aprendi tudo muito bem, agora posto algumas coisas para poder ajudar as pessoas, são tudo do meu modo de perceber e sentir a vida!

    ResponderExcluir
  4. Amiga eu amo vim aqui é ver a sabedoria que você passa para que ler os seus texto eu amo bom final de semana
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ivone! O interessante de Epicuro é que ele proclamava-se um terapeuta do espírito, médico das almas. Na sua escola - O Jardim - era acolhida, mulheres, escravos e até prostitutas. As estátuas desse filósofo encontrava-se até nas casas mais simples. Seus seguidores acreditavam que só em contemplar seu rosto (busto) aquietava o espírito.

    Como sempre, você postou algo de muita relevância.
    É muito bom vir aqui. Uma boa semana.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Taís, linda você, entendes bem a vida, isso é muito bom em nossas trocas de informação, pois Epicuro proclamava com toda razão ser terapeuta do espírito, pois é mesmo verdade que se o corpo está bem (que é a morada provisória do espírito), só pode estar bem o espírito, pois quem se autoconhece sabe muito bem que quando se está doente fisicamente a alma também definha, dá depressão e tudo o que há de ruim, pelo menos eu sou assim, tenho uma ótima saúde, até remédio para um simples resfriado me dá reação,(meu corpo rejeita), portanto a doutrina desse filósofo é verdadeira e muito boa de se aprender!
    Amei seu comentário por aqui, obrigada!
    Abraços e tenhas uma linda semana!

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler e visitarei também cada um de vocês em forma de carinho e para manter a amizade que pra mim é fundamental! Abraços apertados!

Ivone H Sato