TRANSCENDÊNCIA.

Minha foto
Meu nome completo é Ivone Henriques Sato, sou casada e feliz por ter encontrado o amor em minha Vida com "V" MAIÚSCULO,como costumo dizer e escrever, aqui deixo meus pareceres sobre a Vida, minha linda e amada Vida que ganhei de presente. Sim, de presente, viver é mesmo um lindo presente, portanto agradeço imensamente, principalmente aos meus familiares queridos, meu casal de filhos, casados, felizes, meus netos amados, dois lindos casais, hoje estão ficando adolescentes, eu, ah, sou uma sexagenária feliz da vida!!!

segunda-feira, 3 de março de 2014

DEFINIÇÃO DO SORRISO, QUEM O PODE DEFINIR?

"Sorriso, diz-me aqui o dicionário, é o acto de sorrir. E sorrir é rir sem fazer ruído e executando contracção muscular da boca e dos olhos. O sorriso, meus amigos, é muito mais do que estas pobres definições, e eu pasmo ao imaginar o autor do dicionário no acto de escrever o seu verbete, assim a frio, como se nunca tivesse sorrido na vida. Por aqui se vê até que ponto o que as pessoas fazem pode diferir do que dizem. Caio em completo devaneio e ponho-me a sonhar um dicionário que desse precisamente, exactamente, o sentido das palavras e transformasse em fio-de-prumo a rede em que, na prática de todos os dias, elas nos envolvem. Não há dois sorrisos iguais. Temos o sorriso de troça, o sorriso superior e o seu contrário humilde, o de ternura, o de cepticismo, o amargo e o irónico, o sorriso de esperança, o de condescendência, o deslumbrado, o de embaraço, e (por que não?) o de quem morre. E há muitos mais. Mas nenhum deles é o Sorriso. O Sorriso (este, com maiúsculas) vem sempre de longe. É a manifestação de uma sabedoria profunda, não tem nada que ver com as contracções musculares e não cabe numa definição de dicionário. Principia por um leve mover de rosto, às vezes hesitante, por um frémito interior que nasce nas mais secretas camadas do ser. Se move músculos é porque não tem outra maneira de exprimir-se. Mas não terá? Não conhecemos nós sorrisos que são rápidos clarões, como esse brilho súbito e inexplicável que soltam os peixes nas águas fundas? Quando a luz do sol passa sobre os campos ao sabor do vento e da nuvem, que foi que na terra se moveu? E contudo era um sorriso".

José Saramago

5 comentários:

  1. Olá, Boa n..ops bom dia,querida Ivone
    Que tenha festejado muito seu aniversário, junto aos seus!Deus te abençoe!
    José Saramago...belo texto escolhido!
    Ainda acho que deveria haver um dicionário só para palavras que exprimem sentimentos, porque os dicionários, tradicionais, não estão mais ou não conseguem verbalizá-los... é o caso do Sorriso ...que se manifesta através da sabedoria profunda , que é aquela emanada do seu coração e da alma..
    Obrigado pelo carinho, belos dias, beijos! .

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Ivone. Ando ausente devido a problemas para postar comentários em blogs, mas sempre tento, e hoje consegui. Um sorriso pode significar muitas coisas, como você diz. Mas gosto daquele que surge naturalmente, não ensaiado. este é o melhor, para mim. Obrigada sempre pela sua participação em meus textos. Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ivone,
    Você tem um belo espaço.
    Sempre esbarro com você em blogs amigos, mas foi preciso um empurrãozinho do nosso amigo Felisberto para propiciar o nosso encontro na blogosfera. Fiquei feliz com esta oportunidade, pois graças a ela cheguei até este espaço recheado de leituras interessantes.
    O texto de José Saramago é lindamente poético. Difícil definir o sorriso através das letras mortas de um dicionário. O sorriso emana da alma diante de algo ou de um fato que lhe toca profundamente. O mover dos músculos é apenas uma consequência da exteriorização desse momento de magia. Afinal, os olhos também costumam sorrir e sem qualquer contração.

    Obrigada pelo carinho de sua presença e de seus cumprimentos.

    Parabéns também a você e que este novo ciclo de sua vida seja coroado de muitos sorrisos.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, amiga Ivone, José Saramago dispensa comentários. Não é por nada que ele ainda é o único escritor de língua portuguesa contemplado com o premio Nobel. Então vindo de um cara especial, postado num blog também especial, só poderia redundar em postagem especial. Felizes somos nós, teus seguidores, porque aqui encontramos posts especiais.
    Um abraço. Tenhas um bom finalzinho de feriadão.

    ResponderExcluir
  5. Amiga amei o texto esta sorrindo com as maravilha da vida
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler e visitarei também cada um de vocês em forma de carinho e para manter a amizade que pra mim é fundamental! Abraços apertados!

Ivone H Sato