TRANSCENDÊNCIA.

Minha foto
Meu nome completo é Ivone Henriques Sato, sou casada e feliz por ter encontrado o amor em minha Vida com "V" MAIÚSCULO,como costumo dizer e escrever, aqui deixo meus pareceres sobre a Vida, minha linda e amada Vida que ganhei de presente. Sim, de presente, viver é mesmo um lindo presente, portanto agradeço imensamente, principalmente aos meus familiares queridos, meu casal de filhos, casados, felizes, meus netos amados, dois lindos casais, hoje estão ficando adolescentes, eu, ah, sou uma sexagenária feliz da vida!!!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

O PRAZER SEGUNDO A DOUTRINA DE EPICURO!

A doutrina de Epicuro entende que o sumo bem reside no prazer e, por isso, foi uma doutrina muitas vezes confundida com o hedonismo. O prazer de que fala Epicuro é o prazer do sábio, entendido como quietude da mente e o domínio sobre as emoções e, portanto, sobre si mesmo. É o prazer da justa-medida e não dos excessos. É a própria Natureza que nos informa que o prazer é um bem. Este prazer, no entanto, apenas satisfaz uma necessidade ou aquieta a dor. A Natureza conduz-nos a uma vida simples. O único prazer é o prazer do corpo e o que se chama de prazer do espírito é apenas lembrança dos prazeres do corpo. O mais alto prazer reside no que chamamos de saúde. Entre os prazeres, Epicuro elege a amizade. Por isso o convívio entre os estudiosos de sua doutrina era tão importante a ponto de viverem em uma comunidade, o "Jardim". Ali, os amigos poderiam se dedicar à filosofia, cuja função principal é libertar o homem para uma vida melhor.
Portanto quando posto meus textos (eu Ivone) em prosa sempre o faço com um intuição antecedida por uma sensação de alegria em poder expressar a minha felicidade, pois de certa forma todos nós, os humanos, desejamos o prazer de viver, prazer carnal, prazer físico de forma geral, principalmente o prazer de não sentir dores físicas, pois com dores físicas as pessoas perdem um pouco a sensibilidade de sentir o prazer do espírito.
O nosso espírito só fica bem quando está leve, sem culpas, sem remorsos infindos pelo fato de buscar a paz e o prazer de viver independente das dores do mundo.
Eu não sou religiosa, mas creio nas forças superiores e no espírito e alma, sendo assim sou espiritualista, mas não se pode separar o espírito do corpo, pelo menos enquanto vivemos nessa vida terrena e corpórea!

Ivone

Hedonismo (do grego hedonê, "prazer", "vontade") o prazer sendo o supremo bem da vida.




2 comentários:

  1. OI IVONE!
    ESTA É A MAIOR PROCURA DO SER HUMANO, UNS O ENCONTRAM NO PRAZER ECONÔMICO, OUTROS NO CARNAL E POR AI VAI,EMBORA ACHE QUE SEJA UM DIREITO DO SER HUMANO, A BUSCA NÃO SÓ PELO PRAZER, MAS, PELA FELICIDADE NA MEDIDA EM QUE ESTA SEJA DIVIDIDA ENTRE OS QUE O CERCAM.
    ABRÇS
    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilani querida, pois é, a busca pela felicidade só pode ser mesmo completa se puder ser compartilhada, do contrario nem faz sentido!
      Grande abraço minha amiga!

      Excluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler e visitarei também cada um de vocês em forma de carinho e para manter a amizade que pra mim é fundamental! Abraços apertados!

Ivone H Sato