TRANSCENDÊNCIA.

Minha foto
Meu nome completo é Ivone Henriques Sato, sou casada e feliz por ter encontrado o amor em minha Vida com "V" MAIÚSCULO,como costumo dizer e escrever, aqui deixo meus pareceres sobre a Vida, minha linda e amada Vida que ganhei de presente. Sim, de presente, viver é mesmo um lindo presente, portanto agradeço imensamente, principalmente aos meus familiares queridos, meu casal de filhos, casados, felizes, meus netos amados, dois lindos casais, hoje estão ficando adolescentes, eu, ah, sou uma sexagenária feliz da vida!!!

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Autoconhecimento!

Minhas ações falam de mim, o que me emociona, o que penso, mesmo os mais íntimos pensamentos que nem revelo a ninguém falam de mim, sei muito bem, muito fácil me autoconhecer, pois não preciso enveredar em articulações, só preciso ser eu mesma, com isso perceber se sou aceita ou não, quais são as influências que minhas palavras exercem!
Autoconhecimento é muito fácil, difícil é tentar ser o que não se é, querer a identidade de outrem é tortura e acredito que seja isso motivos de haver muitas doenças psicológicas.
Tentar conhecer as pessoas e as aceitar, sem querer que elas sejam como eu gostaria que fossem, eis as boas lições que aprendi desde criança, com meus pais que sempre foram tão autênticos sem terem de fingir, para isso eles nunca precisaram agredir, ofender e ferir!
Ensinei aos meus filhos sem imposição, sem gritos, sem nada que os freassem, pois os exemplos sempre foram os que disseram tudo!
Estou aqui refletindo sobre muitas notícias depois da pandemia, que aliás, ainda não acabou totalmente, mas deixou marcas profundas e grandes mudanças nas pessoas, principalmente agora com a volta aos contatos, tanto no campo de trabalho quanto da volta às escolas!
Parece que se terá de de novo se reinventar e reeducar!
Veremos, veremos como tudo irá ficar, tomara que se reencontrem o respeito e o amor!

Ivone.







11 comentários:

  1. Amada amiga Ivone.
    O autoconhecimento é a “chave mestre” para a alta performance e o sucesso de tudo que planejamos e fazemos. E mesmo sendo mais usado na psicologia, onde os especialistas descrevem as informações que um indivíduo utiliza ao encontrar uma resposta para uma pergunta complexa de si mesmo.
    O autoconhecimento promove autonomia no processo que objetiva identificar padrões de pensamentos e hábitos pessoais “do EU no todo”, partindo do princípio de nos permitir entender melhor a coletividade dentro da individualidade e assim, permitir de modo democrático, melhorar os comportamentos autossabotadores da vida, quais entram em ação, quando atribuímos nossos erros a fatores externos, onde agimos de modo a nos fechar e assim, deixar de nos compreender momentaneamente.
    Aqui em teu espaço da Web, sempre faço diálogos muito bons com tuas palavras e pensamentos, quais são pertinentes, permitindo uma aproximação sempre da consciência que temos de nós mesmos, ou seja, textos como este teu, minha “mãe mitológica”, torna possível o conhecer do si mesmo, no ato de olhar para todos de modo amistoso e amoroso.
    Abraços sempre apertados!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo Douglas,que bom que temos sintonia, " meu "filho mitológico" querido, tens a mesma forma de ver a vida com sua identidade genuína que amo!
      Assim podemos ter a leveza necessária para entender as coisas boas e ruins, assim é a vida, as nossas vidas por esse mundão de Deus!
      Amo seus comentários, pois sei que se for preciso me dirás até o que não concordares, mas sei que com educacao e gentileza!
      Obrigada sempe pelo carinho, abraços sempre apertados!

      Excluir
  2. Boa noite de pá, querida amiga Ivone!
    O autoconhecimento nos revela e com ele nos identificamos conosco.
    Ser quem somos é importante, não ser Maria vai com as outras jamais.
    Tenha dias abençoados com saúde, paz e Amor!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderExcluir
  3. Conseguindo-se controlar mais ou menos a Pandemia, surge a Guerra comandada pelo MALDITO Putin. Como dói ver as imagens vindas da Ucrânia. Como é possível um ser vivo (não humano) como Putin não ter alma nem coração?
    .
    Um Sábado feliz … Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. Como sempre, gosto muito de te ler, mas continuo com dificuldade em relacionar-me em termos ''blogosféricos''...
    Publicas e ficas esperando que eu visite, quando eu não devo a visita...
    Enfim... Desejo que tudo vos corra bem.
    Nós, no pós-pandemia, temos guerra, uma inflação enorme e prenúncio de fome.
    Abraços grandes.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e comentário, não me deves visitas,não não me deves nada,acredito que não te devo também, não escrevo esperando que me leiam com cobranças!
      Abraços apertados!

      Excluir
    2. "Publicas e ficas esperando que eu visite, quando eu não devo a visita..."
      Que que é isso?

      Excluir
  5. "Autoconhecimento é muito fácil, difícil é tentar ser o que não se é, querer a identidade de outrem é tortura e acredito que seja isso motivos de haver muitas doenças psicológicas."

    Querida Ivone, isso que você escreveu é da maior importância, quanta gente não está satisfeita consigo mesma e resolve ser a fulaninha que vive na mídia, que é estrela lá não sei de quê! Que coisa massacrante a imitação, fica um arremedo mal feito, dá dó!! A insatisfação com nossa maneira de ser, de vestir, de gesticular... isso traz muita infelicidade, esse não se aceitar.
    Como sempre, querida amiga, você vai na ferida, cutuca, mostra, e isso é muito bom. Em suma, você é você, dá trabalho? Acho que não, é um processo, trabalho dá é na imitação dos outros.
    Uma feliz semana pra você, minha querida, saúde!
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. É, AUTOCONHECIMENTO É SEM DUVIDA NOS ACEITAR COMO SOMOS E ACIMA DE TUDO AMAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO...
    BEIJINHOS COM CARINHO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro, seja bem vindo! Obrigada pela visita e comentário!
      Abraços apertados!

      Excluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler e visitarei também cada um de vocês em forma de carinho e para manter a amizade que pra mim é fundamental! Abraços apertados!

Ivone H Sato