TRANSCENDÊNCIA.

Minha foto
Meu nome completo é Ivone Henriques Sato, sou casada e feliz por ter encontrado o amor em minha Vida com "V" MAIÚSCULO,como costumo dizer e escrever, aqui deixo meus pareceres sobre a Vida, minha linda e amada Vida que ganhei de presente. Sim, de presente, viver é mesmo um lindo presente, portanto agradeço imensamente, principalmente aos meus familiares queridos, meu casal de filhos, casados, felizes, meus netos amados, dois lindos casais, hoje estão ficando adolescentes, eu, ah, sou uma sexagenária feliz da vida!!!

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Há vida além do Ego, através do Ego que chego a Vida!

Fala-se tanto sobre Ego, egoismo, mas ele é inevitável, está em nós todos, o pai da psicanálise explica bem isso, Freud já dizia que temos o Id, o Ego e o Superego, resumindo bem para não cansar:
Id, o que deseja, quer porque quer, faz-se até birras, mas é assim que se define.
Ego, quer, mas repensa e espera com paciência para se realizar o que se deseja.
Superego, analisa tudo e realiza os desejos se for com educação e moralidade, pois até na bíblia diz: tudo nos é permitido, mas nem tudo nos convém, enfim!
Portanto vou falar aqui do Ego, como entendi em toda a minha vida e deu certo, nem tanto para lá nem muito para cá.
Não maltrato meu Ego, ele não é meu inimigo, ele é meu ponto de apoio para me organizar e lutar a favor de minhas pretensões.
Amor próprio na medida certa, pois se exagerado poderá me afastar dos bons relacionamentos, os que me enriquecem com a diversidade.
O ego me torna humana, consciente para fazer minhas escolhas, leio tudo o que aparece em minha frente, isso me dá a dimensão da minha capacidade de conseguir avaliar e discernir!
As crianças são ótimos exemplos de Id, elas pensam primeiro nelas, mas com o Ego aprendem a ter educação e por fim o Superego para conviver bem em sociedade.
Portanto há vida além do Ego, através do Ego que cheguei a Vida!

Ivone




10 comentários:

  1. Amada amiga Ivone,
    “Terapias Cognitivas” à parte. O Ego, segundo a psicologia (seja freudiana ou não), é o princípio organizacional da dinâmica, que determinam sentimentos, comoções, sensações, emoções. Já o egoísmo, é uma referência conceitual primária, que revela uma presunção imodesta do ser, existente nas pessoas que não conseguem dividir nada a despeito de outrem. O egoísmo, segundo os poetas, é um amor exagerado, porém, eu não acredito nisso. O amor (enquanto amor), não pode ser possessivo (no latim: “Possessivus” = aquilo que cabe ou pertence aos seres).
    Bela reflexão, minha mãe mitológica.
    Abraços bem apertados. Cuide-se!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite de paz, querida amiga Ivone!
    Adoro ler seus posts interessantes.
    As camadas da alma são fantásticas e o bom relacionamento com elas nos resulta em equilíbrio, como bem nos passa.
    Tenha uma noite abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Uma excelente definição, Ivone! Sem o ego seríamos pipas soltas e perdidas pelo ar. O pleno equilíbrio das 3 instâncias é expressão de saúde mental, lucidez e paz interior. Um afetuoso abraço!

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida que a vida se rege por egos.
    .
    Um dia feliz
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Amei sua postagem, obrigada pela visita, espero que estejas bem
    Saudades, beijinhos,
    Léah

    ResponderExcluir
  6. Valorizo sobremaneira meu Ego. Não dou muita vazão ao Id, muitas vezes traiçoeiro e o Super Ego quase sempre hipócrita. Parabéns pela reflexão.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ivone. Que coincidência, estou lendo Freud, mas discutindo a cultura e a fé, junto a sensação de ser feliz. Gostei do seu texto, embora diga de você, porque há uma busca de felicidade dentro dele, e buscar a felicidade é o que buscam a cultura e a religiosidade, mas cada pessoa encontra um jeito próprio para buscar essa sensação de felicidade,no mais é com a psicologia. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  8. Olá, querida amiga Ivone!

    Evidente que seu interessante post me pôs a Pensar, pois há mto que não abordo esses assuntos com ninguém, embora, eu o faça diariamente.
    Ler Freud é interessantíssimo, embora ela tenha escrito algumas "coisinhas" sob o efeito de umas droguinhas, mas acho que ficava ainda mais lúcido (rs).

    Estes conceitos são mto distintos, e cada pessoa os usa conforme lhe convém, acho eu. Eu lido mto bem com meu ego, mas com meu super ego tb. O ego é, em minha opinião, a trave mestra, digamos assim, mas que não dispensa os outros, para que possa haver equilíbrio.

    Estou de férias durante esse mês. Dia 31, voltarei a postar, mas num blog brasileiro. Deixarei aviso no meu blog. Espero você no blog da Gracita. Obrigada!

    Beijos, um forte abraço e muito ego.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Ivone
    Uma bela postagem para reflexão. Tudo com equilíbrio nos faz bem. Feliz fds. Abraços.

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler e visitarei também cada um de vocês em forma de carinho e para manter a amizade que pra mim é fundamental! Abraços apertados!

Ivone H Sato