TRANSCENDÊNCIA.

Minha foto
Meu nome completo é Ivone Henriques Sato, sou casada e feliz por ter encontrado o amor em minha Vida com "V" MAIÚSCULO,como costumo dizer e escrever, aqui deixo meus pareceres sobre a Vida, minha linda e amada Vida que ganhei de presente. Sim, de presente, viver é mesmo um lindo presente, portanto agradeço imensamente, principalmente aos meus familiares queridos, meu casal de filhos, casados, felizes, meus netos amados, dois lindos casais, hoje estão ficando adolescentes, eu, ah, sou uma sexagenária feliz da vida!!!

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

São Cosme, São Damião e Doum!

Grande dia de comemoração, hoje dia 27 de setembro, dia dos Santos padroeiros dos farmacêuticos,  estudantes de medicina, médicos e enfermeiros, também são padroeiros dos cabeleireiros dos confeiteiros, acho que nisso se mantém o fato de ser um dia em que se oferece doces às crianças que com certeza adoram!
Que os adultos não vejam nisso nenhuma forma de "feitiço", isso é apenas uma forma de agradecer os bens que esses santos vivem a fazer! 
Na hora da dor e agonia pedem com fé que eles auxiliam, até em nome de Deus salvam vidas! 
Salve os Santos padroeiros de diversas profissões,são muitas suas oficinas!
Ah, Doum era irmão dos gêmeos, os santos mártires, assim sendo era chamado de companheiro dos irmãos fazendo parte do bem com muitas caridades! 
Foram chamados médicos dos pobres! A eles minhas lembranças desse dia!
Hoje comemora-se com doces também, pois é assim que se agradece  e acho uma delicia, confraternizar com doçura, com alegria... Agradeço aos Santos!
Sempre agradeço!

 Ivone 

6 comentários:

  1. Boa Tarde, querida amiga Ivone!
    Que lindo! Amo dar doces e só fiz isso com alunos há anos passados...
    Hoje, comemos dois tipos de doce para festejar S. Cosme e S. Damião. Não sabia que tinham um irmão chamado Doum.
    Deus te abençoe muito!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Vivas e mais vivas a Cosme, Damião e Duim. Saudades de minha infância.

    Foi bom vir aqui e relembrar as doçuras deste tempo ...

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Nós, batistas, estudamos as vidas dos santos. Agora, no dia 27 de setembro, comemora-se pelo sincretismo religioso. Então, deixo um resumo dessa pesquisa:
    Orixá Cosme e Damião
    Data Comemorativa: 27 de Setembro

    Ibejí ou Ibejís são os Orixás, Linha dos Erês que protegem as crianças. Foram sincretizados a São Cosme e São Damião, são conhecidos na Umbanda como os Orixás de amor e alegria.
    Os santos católicos viveram no oriente e também foram perseguidos por Diocleciano. Historicamente pouco se sabe sobre eles, sabe-se que eram gêmeos e foram médicos.
    Em grego eram chamados de “anargiros”, isto é, sem dinheiro. Isso porque não cobravam por seus préstimos e curavam não somente os homens, mas também os animais e pouco se sabe sobre a morte de ambos.
    Estudamos continuamente. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Yayá!
      Que alegria, que prazer ler aqui o seu rico comentário, amo, assim como você, aprender sempre, estudar é a riqueza das nossas almas!
      Não sabia que é da igreja Batista, tenho alguns amigos dessa frente religiosa e são maravilhosos, estudam muito e não fazem as tristes discussões sobre quem tem razão em questão de religião, muito bom isso!
      Agradeço o carinho, aprendi com você e fiquei muito feliz com isso!
      Abraços bem apertados!

      Excluir
  4. Que legal lembrar deles Ivone! Traz lembranças boas da infância e dos muitos doces, que delícia!!!

    Beijinho
    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Na escola onde eu estudava havia muitas imagens e pinturas de São Cosme e Damião, porque a diretora não conseguia engravidar de jeito nenhum e pediu muito a eles, ficou grávida de gêmeos. A vida é um milagre!!!

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler e visitarei também cada um de vocês em forma de carinho e para manter a amizade que pra mim é fundamental! Abraços apertados!

Ivone H Sato